Xbox tem preços anunciados a partir de R$ 2.999 no Brasil

Esse o Series S. Já o Series X tem preço de R$ 4.999

Legenda: Xbox Series S e X chegam ao Brasil em novembro
Foto: Reprodução

Ontem, no final da noite, a Microsoft anunciou os preços oficiais dos dois novos Xbox e quando estarão, oficialmente, no Brasil. O Xbox Series S custará R$ 2.999 e o Series X sairá por R$ 4.999. O lançamento oficial do Xbox Series X e Xbox Series S no Brasil será em novembro de 2020. No entanto, a empresa não terá a pré-venda na data global, 22/09. Em breve irão compartilhar mais detalhes. A principal diferença entre eles é que o Series S não tem entrada para mídia física, enquanto o X tem.

>>>PlayStation 5 chega ao Brasil dia 19/11 por R$ 4.499

“Os jogos passaram a desempenhar um papel importante em nossas vidas. Além de incentivar a imaginação, eles nos conectam a novos mundos, histórias e, claro, aos amigos”, afirma Bruno Motta, gerente de Xbox para o Brasil. “É por isso que trazemos a todos a melhor experiência e compatibilidade entre várias gerações de consoles com o Xbox Series X|S”.

O Xbox Series S é um console totalmente digital, ou seja, sem entrada para mídias físicas, projetado para rodar os títulos mais recentes, com o tempo de carregamento mais rápido e taxas de quadros mais altas. Ambos fazem uso da tecnologia Xbox Velocity Architecture, que garante menor tempo de carregamento e o Quick Resume – permitindo que você retome seu jogo rapidamente.

Entre as vantagens em comum, também estão: HDMI 2.1, taxas de quadro de até 120 fps, DirectX Raytracing e Variable Rate Shading. Os novos consoles Xbox também são os únicos totalmente retrocompatíveis da nova geração, permitindo que você jogue milhares de jogos das gerações anteriores. "Tudo para garantir que você tenha a melhor experiência em games, não importa qual modelo escolher", diz comunicado da Microsoft.

"A principal diferença entre o Xbox Series X e o Xbox Series S está na resolução. Conversando com nossos clientes, descobrimos que muitos de nossos fãs priorizam a taxa de quadros em vez da resolução, então queríamos construir um console que não exigisse uma TV 4K. O Xbox Series S oferece aproximadamente 3x o desempenho de GPU do Xbox One e foi projetado para rodar jogos a 1440p a 60 frames por segundo, com suporte para até 120fps. Com essa maior eficiência obtida por meio da arquitetura gráfica AMD RDNA 2, combinada com os multiplicadores de memória virtual habilitados pela Xbox Velocity Architecture, o Xbox Series S oferecerá desempenho e experiências muito além das especificações brutas. Além disso, o Xbox Series X e o Xbox Series S compartilham o mesmo ambiente de desenvolvimento, ferramentas e recursos, todos os quais permitem que os desenvolvedores criem e liberem seu conteúdo nos consoles mais facilmente, enquanto ainda aproveitam as vantagens dos recursos exclusivos do hardware da próxima geração", completa o comunicado.

Potência

Hoje, os jogadores estão exigindo cada vez mais jogos executados a 60 quadros por segundo (fps) com alta fidelidade visual e entrada precisa e responsiva. Os desenvolvedores criaram soluções criativas, como escala de resolução dinâmica, para manter alta qualidade de imagem sem comprometer a taxa de quadros, mas isso geralmente é feito para solucionar as limitações e restrições do hardware da geração atual. "Tudo isso está prestes a mudar com o Xbox Series X. Porém, não se trata apenas de melhorar a aparência dos jogos. Trata-se de tornar os jogos melhores também", garante a Microsoft.

“Enquanto o Xbox Series X proporcionará um aumento maciço no desempenho da GPU e continuará a redefinir e avançar o estado da arte em gráficos com novos recursos, como raytracing acelerado por hardware”, disse Jason Ronald, diretor de gerenciamento de produtos do Xbox Series X, "não acreditamos que essa geração seja definida apenas por gráficos ou resolução”, completa Ronald.

A equipe sabia que precisava criar um console de próxima geração que pudesse rodar jogos em 4K a 60 qps sem comprometer os desenvolvedores. Eles também se desafiaram a oferecer um nível de desempenho que antes era considerado impossível no console, incluindo suporte para até 120 fps para os jogos mais exigentes e competitivos. Enquanto eles acreditam que resolução e taxa de quadros são decisões criativas que devem ser deixadas nas mãos dos desenvolvedores de títulos, a equipe queria garantir que o sistema fosse capaz de atender às necessidades dos maiores sucessos de bilheteria, esports competitivos e criadores independentes inovadores.

Para atender a essas necessidades, a equipe do Xbox reforçou sua parceria de longo prazo com a AMD, que começou a trabalhar com a equipe Xbox há mais de 15 anos no Xbox 360. Graças ao foco no design transformacional e na melhoria do desempenho geracional, Sebastien Nussbaum, vice-presidente corporativo e membro sênior, produtos semi-personalizados disse que, para os desenvolvedores, “o console acaba sendo um playground para a inovação técnica”. Isso se deve em grande parte ao poder bruto do processador projetado sob medida, alimentado por uma CPU AMD Zen 2 de 8 núcleos e uma GPU RDNA 2-class.

Essas arquiteturas da próxima geração oferecem um novo nível de desempenho que permite que os desenvolvedores criem experiências realistas e imersivas como nunca vimos antes, além de permitir que a equipe da AMD propague um ecossistema DirectX da próxima geração que continuará a impulsionar o setor.

Por fim, o Series X terá entrada para mídia física

Agora é esperar para testar. 

Preços

A disputa com a Sony e o PlayStation 5 não será apenas na qualidade gráfica e nos games exclusivos, mas também nos preços. Enquanto a nova geração do PlayStation virá em opções de R$ 4.499 e R$ 4.999. A da Microsoft terá dois modelos de Xbox com preços de R$ 2.999 e R$ 4.999. Em tempos de pouca grana, talvez a versão mais em conta do console da Microsoft tenha uma vantagem, certo? Ou será que a paixão dos sonistas falará mais alto? A conferir!