WhatsApp Web começa a exigir biometria para liberar funcionamento em computadores

Nova opção de segurança está sendo liberada hoje, aos poucos

Legenda: Biometria é o novo reforço de segurança para o WhatsApp Web
Foto: Reprodução/WhatsApp

Os usuários do WhatsApp estão ganhando, a partir de hoje, 28, uma nova opção de segurança. A versão Web do app agora só pode ser acessada com a ação de confirmação biométrica (digital ou reconhecimento facial). Não basta apenas a leitura do QR Code como antes. Isso deve ser mais uma ação visando ampliar as contra medidas anti-golpe da ferramenta de propriedade do grupo Facebook.

>>>WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns smartphones; tem iPhone e Samsung Galaxy na lista

Isso pode sim ajudar no combate aos golpes. Aliado a autenticação em duas etapas, a solicitação de biometria para acessar o seu WhatsApp em um novo computador será uma ferramenta útil contra invasores.

Como funciona

Quando você tentar logar o WhatsApp Web em um novo computador, será solicitado que você faça a autenticação por biometria que pode ser por impressões digitais ou pelo Face ID, no caso do iPhone. Feito este processo, o aplicativo libera a leitura do QR Code que irá te dar acesso ao WhatsApp Web.

A atualização chegará aos poucos para todos os usuários e não será necessária nenhuma configuração extra. A trava será padrão para todos. A empresa garante, em mensagem no Instagram dela, que não verá seus dados faciais ou de impressões digitais e nem os irá salvar para uso futuro. Veremos.