Spider-Man: Miles Morales diverte bastante, mas não surpreende

Com Spider-Man: Miles Morales, a produtora consegue aproveitar a fama do sucessor do manto do "teioso" e ainda divertir bastante

A Insomniac Games parece ter encontrado a fórmula para finalmente para desenvolver um novo universo próprio para o Homem-aranha no mundo dos games. Com Spider-Man: Miles Morales, a produtora consegue aproveitar a fama do sucessor do manto do "teioso" e ainda divertir bastante, apresentando mecânicas únicas do novo protagonista. Apesar dos pontos positivos, o jogo, mesmo sendo mais emocional ante ao antecessor, não é muito revolucionário e surfa em temáticas já abordadas com o personagem em outras mídias, perdendo um pouco de personalidade. 

Mas não entenda mal: a experiência de Miles é extremamente divertida, só não é inovadora.  

Spider-Man: Miles Morales dá sequência à história de Spider-Man (PS4), apresentando o jovem, negro e descendente de latinos, Miles Morales, como um novo Homem-aranha. 

Para quem jogou o primeiro título da Insomniac Games, a experiência será completamente familiar, já que não há tantas mecânicas novas, tirando, claro, as características próprias do novo protagonista e seus poderes especiais. 

Miles pode emitir ondas de choque e ficar invisível. 

As referências ao título que antecede o primeiro capítulo de Miles são claras e servem bem para introduzir o personagem e marcar a relação dele com o Peter Parker, o "Aranha original". 

Enredo

O jogo começa meses depois do final de Spider-Man (PS4) e joga Miles em uma história bastante familiar, baseada na confiança e nos laços pessoais do personagem principal, mantendo as origens, baseadas nas histórias em quadrinhos, praticamente intocáveis. 

Miles terá de administrar a vida pessoal com a missão de defender a cidade de vilões já consagrados e a releitura de outros menos conhecidos. Além disso, o "jovem aranha" ainda tem de lidar com a relação com a mãe, que está no meio de uma campanha política. 

Contudo, diferentemente de Peter no primeiro jogo, Miles ainda está aprendendo a ser um herói, então o jogador terá um caminho de bastante aprendizado em relação aos poderes únicos que são apresentados neste título.

O desenrolar da história principal Spider-Man: Miles Morales, por ser mais curto, é bem mais apressado e tem um início bastante genérico e sem muita pretensão, o que pode atrapalhar um pouco na imersão do jogador. Mas ao se avançar os capítulos, o enredo acaba se direcionando para final consideravelmente mais emocional e tocante do que na história anterior, liderada por Peter. 

Mas não vamos dar spoilers por aqui. 

Uma coisa fica clara, no entanto, o jogo de Miles foi pensado para servir como um especial de Natal, casando com o lançamento do Playstation 5, que chegará ao Brasil no próximo dia 19 de novembro. 

Spider-Man: Miles Morales, contudo, chegará um pouco antes, no dia 12 de novembro, então ainda há tempo para que o jogador possa ter a experiência do título no PS4. 

Jogabilidade

Não há muitas diferenças entre a experiência de jogar com Peter e Miles, apesar de que alguns erros e pequenas falhas na movimentação do primeiro jogo foram aprimoradas, então passear pela cidade, lutar com os inimigos e fazer os desafios parece muito mais limpo visualmente falando. A jogabilidade é mais sólida. 

Outro ponto interessante, é que os detalhes dão muita personalidade a Miles. O jeito que ele se balança na teia e se movimenta são, de fato, singulares e dão uma certa personalidade ao personagem, mesmo que sejam detalhes apenas estéticos. 

Por ser um jogo menor, Spider-Man: Miles Morales oferece também menos opções de ferramentas e gadgets ao jogador, mas isso não é nada preocupante, considerando que Miles tem os próprios "caminhos". 

Veredito

O novo título da Insomniac Games não inova tanto quanto poderia e dificulta a leitura de que ele é, de fato, um título isolado ao invés de um DLC de Spider-Man (PS4). Algumas referências a outras mídias, como o filme "Homem-aranha no Aranhaverso" também acabam fazendo com o jogo tente se escorar em outras histórias, prejudicando um pouco a experiência, que poderia ser única no quesito enredo. 

Apesar de tudo isso, Spider-man: Miles Morales apresenta um história emocional, divertida e animadora, ajudando a projetar, quem sabe, um universo próprio do Homem-aranha nos videogames. Vale a pena jogar? Sim. 

Nota

8/10

Ficha técnica

Spider-Man: Miles Morales
Lançamento: 12 de novembro
Consoles: PS4 e PS5