Review: Ghost of Tsushima chega como experiência definitiva de como ser um samurai

Invasão Mongol a um Japão feudal é fielmente retratada neste jogo exclusivo para PlayStation

Legenda: Ghost of Tsushima deixa você bem impressionado com o realismo

Ghost of Tsushima é uma das melhores experiências que você terá sobre ser um samurai no mundo dos games. E talvez do cinema. Novo título da Sucker Punch – que chega no próximo dia 17 de julho – pode não ser perfeito, mas entrega uma boa narrativa sobre a invsão Mongol ao Japão Feudal. O game é exclusivo para usuários de PlayStation.

As primeiras imagens do jogo já causam dão uma pista do que Ghost of Tsushima tem a oferecer. Além de estar focado em mostrar o potencial de samurai, o game é uma ode ao cinema japonês. A influência dos filmes de Akira Kurosawa são visíveis e claras, como os produtores queriam que fossem.

Você viverá a saga de Jin Sakai, um jovem guerreiro que segue a liderança do tio, lord Shimura. Mas os conflitos internos do protagonista, tendo de lidar com o fato de abandonar alguns ensinamentos para impedir o avanço Mongol no Japão, acabam criando tensão entre Sakai e Shimura e carregando a trama de forma paralela à guerra.

Japão feudal

Ghost of Tsushima: Japão feudal muito bem representado
Legenda: Ghost of Tsushima: Japão feudal muito bem representado

A experiência é, de fato, extremamente imersiva, trazendo boas narrativas, também, às histórias paralelas. Elas fazem tanto sentido à trama central do game que muitas vezes eu até esquecia das missões principais. Esse é um sentimento raro no universo de jogos de mundo aberto, como é Ghost of Tsushima. Eu estava, de fato, dentro do Tsushima.

Um dos pontos que ajuda nessa imersão é o sistema de navegação, que não oferece minimapas. Você terá o auxílio constante – ou quando desejar – do vento. O conceito é muito bem construído e depois de um tempo tão orgânico que você pode aproveitar para prestar atenção nos cenários.

E vale à pena. O mundo de Tsushima é surpreendentemente bem construído e belo.

Combate

Ghost of Tsushima traz um sistema de combate interessante, vasto, mas nem por isso complexo. Pode levar algum tempo para você se acostumar com todos as funcionalidades disponíveis e as posturas (stances) de luta.

Cada estilo de luta será mais útil com determinados tipos de inimigos e isso cria uma sensação de adaptação muito recompensante, principalmente quando se assimila o conceito.

Em um determinado momento você simplesmente estará fluindo de uma para outra como um verdadeiro samurai, enquanto corta um pequeno exército de inimigos.

Além disso, o jogo te dá duas opções de enfrentar os desafios de combate: usar a furtividade como um fantasma ou partir para o combate de peito aberto, mais como um samurai faria.

Pontos negativos

Apesar de ser extremamente bem construído, Ghost of Tsushima não é perfeito e oferece alguns detalhes que podem surpreender os jogadores mais exigentes, principalmente considerando o mundo dos "triple A games".

Alguns detalhes da movimentação de Jin podem parecer não muito fluídos, o que pode ser explicado pela engine usada pelas desenvolvedores. Além disso, nós enfrentamos alguns bugs durante a experiência, percorrida no PS4 Standard.

Outro ponto importante é que a missão final relacionada à invasão mongol pode parecer um pouco "sem graça" para quem investiu tantas horas nas histórias dos personagens secundários e na imersão do mundo de Tsushima. E você pode acabar se dedicando ao mundo sem perceber, por ser tão detalhado e diverso.  

Sem dar spoilers, falta um pouco da sensação de clímax que um épico de ação dessa geração de games deve ter apresentado. O boss desse leval acaba também sendo prejudicado por um clichê de tipo de gênero. Mas nada de spoilers aqui.

Contudo, no fim, Ghost of Tsushima consegue entregar um desfecho merecido à saga de Jin, em um tom bastante emocional e com uma capacidade visual de encher os olhos.

Veredito

Ghost of Tsushima: a beleza do jogo chama atenção
Legenda: Ghost of Tsushima: a beleza do jogo chama atenção

Pelo conjunto da obra, Ghost of Tsushima aparece como um jogo mais do que satisfatório. A história segue um ritmo natural e é muito bem localizada para a temática da época e do gênero sobre samurais.

O game não é perfeito, mas as diversas possibilidades de combate vão te manter entretido durante a experiência. Além disso, os duelos entre dois samurais nesse game são fantásticos.

Ghost of Tsushima não é uma experiência da qual valeria se esquivar.

Nota: 85/100

PS: O Photo Mode desse jogo é espetacular. Gaste algumas horas nele.