Receita Federal lança robô para atender 6 serviços de CPF

Por meio do aplicativo Telegram, contribuinte solicita alteração, regularização, segunda via, entre outros serviços relacionados ao seu CPF, após enviar documentação exigida

Legenda: O CPF pode ser obtido de forma no site e nas unidades físicas da Receita Federal e, agora, em cartórios
Foto: Foto: Cid Barbosa

Desde a última segunda-feira (20/7), contribuintes de Ceará, Piauí e Maranhão, com pendências no seu CPF, vão dispor de tecnologia de atendimento inteligente de um robô, conhecido como chatbot, isto é, um software de atendimento eletrônico à distância que simula conversação por meio de chat.

Para este fim, foi criado o canal “ReceitaFederalOficial” no aplicativo Telegram (em breve em mais canais), que deve estar instalado no celular ou tablet, em que o cidadão é informado e envia documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua a solicitação dos seguintes serviços:

  • Atualização/alteração de dados
  • Regularização
  • Segunda via
  • Informação do número do CPF
  • Consulta à situação cadastral
  • Consulta de ausência da declaração do imposto de renda (exercício omisso)

“O objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação”, avalia o analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto.

A medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Há dez dias, essa forma de atendimento passou por um período de testes apenas para contribuintes de Goiás. De agora em diante, basta que os cidadãos do Ceará, Piauí e Maranhão façam o download do aplicativo Telegram no celular, procurem o canal ReceitaFederalOficial e iniciem o atendimento sem sair de casa, que brevemente será estendido a todo o País.

Detalhe é que, segundo equipe de comunicação da Receita no Ceará, a Receita Federal recebe, nos três estados, 500 e-mails ao dia para regularizar CPF. Essa estratégia do Chatbot é para reduzir essa demanda por meio de autosserviço. "Avaliando nesse prisma, mais de uma centena no primeiro dia, parece bom, creio que os e-mails estejam sendo respondidos com indicação do novo serviço", afirmou a equipe por e-mail.

Como foi a utilização no 1º dia e hoje:

  • 136 usos
  • 13 de segunda via
  • 25 regularização
  • 98 outros serviços
  • Hoje 28 pessoas já usaram