IFCE oferta capacitação gratuita em 5G e em Inteligência Artificial

Ao todo são ofertadas 200 vagas gratuitas

Legenda: IFCE e Huawei promovem dois cursos em fevereiro

Estarão abertas, entre os dias 2 e 7 de fevereiro, as inscrições para a capacitação em Inteligência Artificial (IA) e em 5G que será ofertada pelo campus de Fortaleza do IFCE em parceria com a Huawei.   

Ao todo serão ofertadas 200 vagas, sendo 100 para a área de Inteligência Artificial e 100 para a área de 5G. Do total de vagas, 50% é destinado para estudantes do Instituto Federal do Ceará e a outra metade é aberta à comunidade externa. Os interessados deverão dominar a leitura em Inglês. 

A capacitação será ministrada de maneira remota, 100% online e os interessados devem fazer a inscrição por meio do formulário eletrônico. No ato da inscrição o candidato responderá um questionário com 10 perguntas básicas que serão usadas como critério de seleção. Em caso de empate, será utilizada a ordem de inscrição para definir o candidato que conquistará a vaga. 

O candidato só pode se inscrever para um curso. A formação terá 40 horas-aula e acontecerá de segunda a sexta das 20h às 22h. Os alunos com melhor desempenho ganharão voucher para participar da prova de certificação da Huawei. 

A capacitação é fruto de uma parceria fechada entre o IFCE e a Huawei utilizando recursos da Lei de Informática. As aulas estão previstas para começar dia 8 de fevereiro.  

Serviço

Curso de capacitação HCIA em Inteligência Artificial e 5G
Inscrições on-line: 2 a 7 de fevereiro
Para alunos do IFCE e comunidade externa
Início das aulas: 8/2
Link da Inscrição 

Huawei e leilão 5G

Em entrevista com Thiago Cerqueira Lopes, diretor regional para o Norte/Nordeste da Huawei Brasil, falamos sobre a polêmica que se tentou barrar ou restringir a atuação da Huawei no processo do leilão do 5G. A Anatel já confirmou ontem, 28, que o leião não terá nenhum mecanismo que faça com que as empresas de telefonia móvel do Brasil não consigam trabalhar com a empresa chinesa na implementação da tecnologia do 5G por aqui. 

O várias vezes adiado leilão das frequências do 5G nacional deve ocorrer, se não tivermos mais nenhum adiamento, em junho. Será o maior de todos os tempos e as empresas de telefonia móvel poderão sim seguir com a parceria de 23 anos com a Huawei. Desde redes 2G até as atuais 4G que a empresa da China ajuda os brasileiros na conexão móvel. E, mesmo com a pressão vinda dos EUA, quando o mesmo era governado por Donald Trump, a Huawei chega a este momento do leilão no páreo. Mas isso, segundo Cerqueira, foi algo que nunca preocupou os chineses. "Estamos há 23 anos no Brasil. O equipamento nosso é confiável, reconhecido pelas operadoras com alta performance e alta qualidade e custo benefício muito atraente. A Huawei sempre acreditou que trabalharíamos com o 5G. Tendo em vista a história que a empresa tem no Brasil, de construir a transformação digital", afirmou.