Opinião
Google Maps lança novos recursos e dados sobre tendências de mobilidade e gastronomia na pandemia
Nas próximas duas semanas, os brasileiros terão acesso aos dados históricos sobre detecção da Covid-19 em uma determinada área, além de obter informações em tempo real sobre a lotação de transportes públicos
Após oito meses desde o início da pandemia da Covid-19, algumas regiões do País passaram de uma fase total de isolamento social preventivo a uma situação mais branda de distanciamento. Com mais espaços públicos abertos, além da proximidade do verão, as pessoas começam a planejar suas próximas atividades, além de buscar mais sobre lazer, esporte e entretenimento. Nesse contexto, o Google Maps analisou dados de uso da plataforma entre os brasileiros de março até 15 de outubro de 2020 para identificar as principais tendências sobre a circulação das pessoas pelas cidades durante o período, mostrando os horários de maior e menor lotação em diferentes tipos de lojas e espaços abertos, além das buscas relacionadas à gastronomia.
"Hoje, também estamos anunciando novas funcionalidades e ferramentas úteis para preparar as pessoas na hora de sair, compartilhando dados atualizados sobre os locais e atividades nas proximidades, evitando aglomerações", afirma a empresa em nota.
Qual é a melhor hora para ir às lojas e evitar aglomerações?
O Google Maps identificou quais são os dias e horários mais populares para os brasileiros saírem e fazerem diferentes atividades, desde procurar áreas ao ar livre como parques até fazer compras em supermercados. Para quem planeja almoçar ou jantar fora ou apenas tomar um cafezinho, vale a pena fugir dos horários mais movimentados: sábado, às 20h, para restaurantes e às 16h para cafés. Já o horário de menor ocupação nos restaurantes é terça-feira às 18h e nos cafés, segunda-feira às 11h.
Em supermercados, a média brasileira é de maior aglomeração de pessoas aos sábados, às 11h, o que muda um pouco se comparado com a cidade de São Paulo, com média para às 13h, enquanto que na cidade do Rio de Janeiro fica para às 12h. Segundo o levantamento, o melhor horário para se evitar esse acúmulo de pessoas tende ser às 8h de segunda-feira, tanto na média nacional, quanto em São Paulo e no Rio de Janeiro. As farmácias costumam receber um maior número de visitantes às sextas-feiras, no período da tarde, por volta das 16h (média nacional e de São Paulo) e às 15h no Rio de Janeiro. Os horários menos lotados variam - segundas, às 8h (nacional e São Paulo) e terças, às 8h, no Rio de Janeiro.
As saídas aos parques são mais comuns nos finais de tarde dos sábados, por volta das 17h. Essa média varia um pouco em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em SP, o horário mais cheio é às 16h do sábado, e o mais vazio fica para às 7h das segundas-feiras. No Rio, os sábados, às 19h, costumam ser mais cheios.
Para os usuários que desejam identificar essas situações, eles podem utilizar funcionalidades como o Horário Popular. O recurso mostra o nível de movimentação de uma empresa ou local em dias e horários diferentes, apresenta informações em tempo real e compara com dados históricos para mostrar quando um local tem mais público que o normal, oferecendo uma estimativa do tempo de espera naquele momento. Também pode incluir informações sobre a duração média das visitas do cliente e estimativas de tempo de espera. Dessa forma, é possível fazer uma melhor organização das agendas para que se evite aglomerações.
Qual foi o meio de transporte mais utilizado nos últimos meses?
Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em que se identificou uma diminuição de 16% nas consultas por trajetos a pé e 2,6% nas de carro. Enquanto isso, as solicitações por modalidade bicicleta no Maps aumentaram 3% de 2019 a 2020 -- no Rio de Janeiro, o aumento foi de 15,5% nessa modalidade comparando com o período de pre-pandemia, no início do ano.
Em São Paulo, a modalidade carro tem sido a navegação mais popular da plataforma durante a pandemia e diminuiu apenas 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o interesse por transporte público caiu quase 25%.
Quais tipos de comida geram mais interesse no Google Maps?
Durante a pandemia, as pessoas recorreram ao Google Maps para encontrar estabelecimentos gastronômicos perto de suas casas. Isso ficou evidenciado no interesse por diferentes tipos de comida. Confira as categorias mais pesquisadas na plataforma:
Cafés
Japonês
Rodízio
Esfiha
Chinês
A plataforma também disponibiliza informações sobre os restaurantes próximos de maneira fácil e rápida, a partir das seguintes ferramentas do Maps:
Combina com você: É uma classificação numérica que indica a probabilidade de cada usuário gostar daquele local de acordo com suas preferências, o que ajuda a decidir melhor onde fazer um pedido.
Reserva de mesas: No Brasil, alguns espaços gastronômicos têm a opção de reservar diretamente no Google Maps por meio de parceria com a plataforma The Fork.
Pratos populares: Veja informações sobre as especialidades mais comentadas de cada local. Assim, ao revisar o guia de informações de cada restaurante, você pode explorar as avaliações do menu para tomar a melhor decisão.
Opções de serviço: Informações sobre opções de entrega a domicílio, retirada no local ou disponibilidade de mesas para refeição no local.
Veja o cardápio: Para saber opções para crianças, pratos vegetarianos, especialidades da casa, entre outras.
Novos recursos do Google Maps
Nas próximas semanas, os usuários do Brasil terão acesso a duas novas funcionalidades: a possibilidade de acessar dados históricos sobre a detecção de casos da COVID-19 em uma determinada área com links para fontes locais autorizadas, e obter informações em tempo real sobre lotações de ônibus, metrôs e trens para quem precisar se deslocar com mais segurança e conforto. Leia mais no nosso blog.
Essas atualizações estarão disponíveis globalmente no desktop e em dispositivos Android e iOS.
Controles de privacidade e funcionalidades
As informações fornecidas pelos usuários são utilizadas para entregar a melhor versão do Google Maps, mas cabe a cada um individualmente entender a importância de saber como essas informações estão sendo utilizadas, para que cada pessoa possa tomar melhores decisões. Ativar a localização no Google Maps permite que você tenha uma experiência mais personalizada, adaptada aos interesses e ao dia-a-dia de cada usuário. A qualquer momento, as pessoas podem ajustar as configurações da plataforma às suas preferências pessoais: desde a exclusão de seu histórico até a interrupção do compartilhamento de sua localização; Para isso, você pode explorar as funcionalidades e controles de privacidade do Google Maps neste link.
Confira as principais tendências durante a quarentena:
Horários mais populares
Cafés
Mais ocupado: sexta-feira, às 16h
Menos ocupado: segunda-feira, às 11h
Supermercados
Mais ocupado: sábado, ás 11h
Menos ocupado: segunda-feira, às 8h
Parques
Mais ocupado: sábado, às 17h
Farmácias
Mais ocupado: sexta-feira, às 16h
Menos ocupado: segunda-feira, às 8h
Restaurantes
Mais ocupado: sábado, às 20h
Menos ocupado: terça-feira, às 18h
Comida
Durante a quarentena, os tipos de comida/cozinha mais buscados pelos brasileiros no Google Maps foram os cafés e a comida japonesa, seguidos por opções de rodízio, esfiha e receitas da culinária chinesa.
As categorias de comida/culinária mais populares:
Cafés
Japonesa
Rodízio
Esfiha
Chinesa
Transporte
Modalidades de transporte durante a quarentena (em relação a 2019)
Bicicleta: 2.7%
Caminhando: -16%
Carro: -2.6%
Transporte público:-40%