Google leva Web Stories para o Discover

Parceiros brasileiros já estão atuando na nova ferramenta

Nesta terça-feira, 6 de outubro, o Google anuncia a chegada das Web Stories no Discover. O carrossel de Stories chega primeiro no Brasil, Estados Unidos e Índia, e ajuda leitores a encontrar alguns dos melhores conteúdos visuais da internet. O Discover é acessível, por exemplo, por meio do aplicativo do Google para Android e iOS.

Navegar nos Stories é simples. Ao tocar em uma Story no carrossel, o leitor entra em uma experiência envolvente em tela cheia. Ele pode tocar para avançar para a próxima página ou deslizar para uma história totalmente diferente na sequência. Além do novo carrossel no Discover, o Google continua a sugerir mais Web Stories nos resultados da Busca nos dispositivos móveis em todo o mundo. 

Para ajudar a impulsionar o ecossistema das Web Stories, o Google trabalhou durante este ano com um grupo diverso de publicações no Brasil, EUA e Índia para colaborar no produto e seus recursos. Mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexadas pelo Google (conheça algumas histórias). Agora, além de estarem presentes nos sites de notícia, redes sociais, newsletters, entre outros canais, as Stories ganham um novo lar no Discover.

Um novo lar

O carrossel de Stories, agora disponível no Discover para usuários no Brasil, Estados Unidos e Índia, ajuda leitores a encontrar alguns dos melhores conteúdos visuais da internet. No futuro, a empresa pretende expandir as Web Stories para mais países e interfaces do Google.

"Navegar nos Stories é simples. Ao tocar em uma Story no carrossel, você entra em uma experiência envolvente em tela cheia. Toque para avançar para a próxima página ou deslize para uma história totalmente diferente na sequência", afirmou Alex Bunning, gerente de parcerias de produtos do Google.

Além do novo carrossel no Discover, o Google continua a sugerir mais Web Stories nos resultados da Busca do Google nos dispositivos móveis em todo o mundo. 

Feito para a Web

As publicações estão na direção de suas Web Stories. Os autores têm o controle total sobre monetização, hospedagem, compartilhamento e inclusão de links em seus conteúdos. "Muitos já vêm obtendo bons resultados com as histórias exibidas em suas páginas, redes sociais, newsletters, entre outros canais. No Discover, com mais de 800 milhões de usuários todos os meses, as Web Stories ganham mais um lar - e você, mais uma forma de encontrar conteúdos úteis e relevantes para o seu dia a dia", disse Bunning.

É fácil começar

As Web Stories podem ser feitas por qualquer pessoa, seja você um criador individual ou uma empresa produtora de conteúdo, e mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexadas pelo Google.

Ferramentas de “arrastar e soltar”, como o editor Web Story para WordPress, MakeStories e NewsroomAI tornam mais fácil criar Web Stories em minutos para seu site. E com a técnica necessária, você pode também programar suas Web Stories por conta própria. Saiba mais sobre como criar histórias de alta qualidade em nosso novo site stories.google e com a série Storytime no YouTube (em inglês).

“As possibilidades que esse novo formato proporciona vai deixar mais acessível diversos conteúdos com um custo baixo e com todo o poder de indexação do Google. Uma revolução para quem produz jornalismo e procura inovar no formato”, afirmou Alexandre De Maio, diretor de audiovisual Catraca Livre. 

Levar as Web Stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar o ecossistema das Web Stories dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas – e também para as Stories que ainda estão por vir.