Google for Education apresenta novas ferramentas

Objetivo é ajudar educadores, alunos e famílias no ensino a distância

Foto: Vladimka production/Shutterstock

O Google for Education apresentou ontem, 11/8, mais de 50 novos recursos e funcionalidades para as ferramentas de ensino a distância no G Suite for Education, Google Sala de Aula, Google Meet e outros produtos da empresa. Todas elas estão sendo anunciadas durante o The Anywhere School, um evento virtual global que acontece até hoje e reúne especialistas e educadores de 19 diferentes países para discutir o futuro da educação, a equidade no sistema público e a expansão da educação no mundo pós-Covid a partir das experiências de outros países.

Entre as novidades apresentadas, estão recursos como a gravação temporária de aulas, que estará disponível na plataforma gratuita do GSuite for Education e vai permitir que educadores possam compartilhar o conteúdo futuramente com aqueles não puderem acompanhar na hora e data marcadas. Além disso, a partir de agora, professores terão mais ferramentas de controle e moderação no Google Meet, como a que possibilita encerrar aulas para todos e sempre entrar na sala primeiro que seus alunos.

A seguir, um resumo das novidades que vem por aí:

Google Meet

Em setembro, o formato mosaico apresentará até 49 pessoas na tela, além de receber um quadro branco Jamboard integrado, permitindo a colaboração entre os participantes.

Novos controles para que os moderadores tenham a possibilidade de optar por sempre entrar na sala primeiro, encerrar reuniões para todos, desativar o chat e muito mais.

Em outubro, serão inseridos na ferramenta cenários de fundo sob medida ou embaçados, para aumentar a privacidade mesmo quando a câmera está ligada.

Todos os clientes do Google Enterprise for Education terão acesso a “breakout rooms”, ou salas separadas para dividir as turmas em pequenos grupos simultâneos – favorecendo a dinâmica das aulas e a observação detalhada da participação dos alunos.

Até o final do ano, chegarão ao Meet recursos como levantar a mão, Q&A (perguntas e respostas) e pesquisas.

Também será possível gravar temporariamente, disponíveis gratuitamente para todos os clientes do Google for Education (gravações completas continuarão integrando o pacote G Suite Enterprise for Education).  

Google Sala de Aula

Um novo “widget” com listas de tarefas na página “Turmas” vai ajudar os alunos a saber quais são os próximos compromissos, o que ainda não foi entregue e o que já recebeu a nota do professor.

Os professores podem compartilhar um link para convidar alunos para suas aulas, o que facilita bastante na hora de garantir a participação.

Em breve, os educadores poderão rodar relatórios de originalidade cinco vezes por curso (antes, eram três vezes). No G Suite Enterprise for Education, os professores poderão visualizar correspondências que sugiram plágio não apenas de páginas da internet, mas também entre trabalhos de diferentes estudantes de uma mesma instituição.

Os administradores também terão acesso a ferramentas mais robustas para controlar o G Suite for Education e o Sala de Aula. Orientadores e diretores que tenham licenças do tipo “Enterprise” poderão, por exemplo, ter mais visibilidade sobre o nível de uso do Sala de Aula, graças aos novos painéis do Data Studio. Com eles, é possível enxergar turmas ativas, medir a adoção de diferentes recursos e monitorar a participação de professores e alunos. 

Além disso, será ainda mais simples sincronizar as notas do Sala de Aula com o Sistema de Informação do Estudante. Esse recurso começa com clientes Infinite Campus, e depois será ampliado para outros sistemas. Para mais detalhes sobre as novidades no Sala de Aula, acesse este link (em inglês).

Tarefas: O Sala de Aula receberá em breve o Tarefas, aplicativo para sistemas de gestão de aprendizado que oferece a educadores um jeito rápido e fácil de distribuir, analisar e dar notas para a produção dos alunos. O app vai ajudar a economizar tempo, pois permite que professores criem e distribuam automaticamente cópias personalizadas de tarefas para a pasta de cada aluno no Google Drive, enviem comentários para os estudantes e deem as notas de forma regular e transparente, contando com os relatórios de originalidade. 

Brasil no The Anywhere School 2020

Além das novidades apresentadas, o Brasil está presente no evento global em duas sessões hoje: 

  • Às 13h05, Rubens Furlan, Prefeito de Barueri, Flávia Cristina Costa Moreno, Secretária de Educação do município e Marici Marchini, head de Educação Pública do Google for Education, contam as estratégias de Barueri para expandir e promover a conectividade e o acesso democrático à educação pública.
  • Logo em seguida, às 13h30, João Alegria, gerente do laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, vai discutir como a realidade diversa de um país como o Brasil influencia estratégias de ensino híbridas, além de mostrar como a tecnologia pode aprimorar e permitir iniciativas de aprendizado envolventes e estratégias de ensino personalizadas.