Duolingo Language Report 2020: um olhar sobre o aprendizado de idiomas no Brasil

Com a pandemia, muita gente buscou cursos onlines e aplicativos para tentar aprender do zero ou evoluir em cursos de língua estrangeira

2020 foi um ano marcado por diversas transformações, trazidas pela Covid-19. Com o isolamento, e o fechamento de escolas e estabelecimentos, a educação online ganhou espaço quase de imediato, trazendo alunos do mundo físico para o digital. Com os idiomas não foi diferente.

Ao lado dos alunos, houve também quem viu no aprendizado uma forma de se manter ativo intelectualmente enquanto em casa. Além disso, diante da situação econômica e do desemprego causados pela pandemia, aprender uma língua se tornou fundamental para a recolocação no mercado de trabalho.

O Duolingo acompanhou todas essas mudanças de perto. Neste Duolingo Language Report - o primeiro do tipo - apresentamos tendências, padrões e análises sobre o aprendizado de idiomas ao redor do mundo. Para isso, o Duolingo trouxe uma amostra dos alunos da plataforma nos 194 países.

"Vale lembrar que a plataforma é gratuita e que oferecemos 98 cursos de idiomas que ensinam 39 idiomas diferentes - são línguas de todos os continentes, assim como línguas indígenas e ameaçadas de extinção e duas línguas fictícias (Alto Valiriano, de Game of Thrones, e Klingon, de Star Trek)", afirma a nota enviada para a coluna. 

No Brasil, o Duolingo tem 30 milhões de usuários (é o segundo maior mercado para o serviço) e seis cursos disponíveis para quem fala português: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e esperanto.

Abaixo, confira os resultados do aprendizado de línguas no Brasil em 2020:

A Covid-19 influenciou mudanças no aprendizado de idiomas em 2020

A educação foi um dos setores mais impactados pela Covid-19 e suas restrições. No Duolingo, foi identificado um crescimento de 23% em novos alunos iniciando seus estudos no início da quarentena, em março e abril. Em números absolutos, o Brasil fica em segundo lugar, apenas atrás dos Estados Unidos. É interessante notar que o aumento de novos alunos começou na semana de 16 de março, atingindo dois picos: em 25 de março e em 8 de abril, período em que as regras de isolamento estavam mais rígidas.

"Sabemos também que a falta de tempo é um dos grandes fatores de os alunos adiarem o aprendizado. Com mais tempo em casa, muitas pessoas buscaram alternativas para reforçar os estudos, ou para aprender um novo idioma. Não podemos esquecer dos alunos que voltaram a estudar com Duolingo neste período: houve um aumento de 29%, ano sobre ano, no total de alunos ativos na plataforma. Ou seja, chegou o momento para aqueles alunos que queriam ou precisavam aprender, mas que não tinham o tempo necessário para se dedicar".

A grande prova disso foi o aumento da média de lições realizadas por aluno na plataforma: em torno de 33% entre março e abril, ano sobre ano. "Isso significa que não apenas tivemos mais pessoas estudando, mas que as pessoas aproveitaram o tempo em casa para estudar mais".

A quarentena também influenciou as razões pelas quais os alunos estudam. A razão número 1 aumentou ainda mais: a necessidade de reforço escolar, já que ter um suporte no aprendizado se tornou essencial nos últimos tempos. O aumento de 2.2% pode parecer pequeno, mas o Brasil lidera o uso do Duolingo para apoiar o aprendizado escolar - um terço de todos os usuários brasileiros estão estudando para a escola. No entanto, a grande mudança foi em relação à necessidade de aprender um idioma para viajar, que caiu 7%, uma vez que a pandemia suspendeu os planos de viagem.

A mesma porcentagem (7%) representa o número de interessados em aprender um idioma por motivos familiares, categoria incluída na pesquisa em 2020. Hoje, cerca de 2.5 milhões de brasileiros moram no exterior, então falar um idioma tem uma função indispensável para estreitar os laços familiares ou para comunicação durante visitas internacionais. "Também notamos com frequência que muitos brasileiros estudam um idioma para acompanhar seus filhos ou também para aproximar a família ao estudar juntos", afirma nota.

O inglês foi o idioma mais estudado pelos brasileiros, seguido do espanhol

O inglês é o idioma mais popular para se estudar em 121 países (62% de todos os países), e o segundo mais popular em outras oito nacionalidades. No ranking de países com mais alunos que estudam a língua, o Brasil fica em primeiro lugar, com 61% de alunos aprendendo o idioma.

A busca pelo inglês se dá por diversos motivos: da necessidade de progredir na carreira ao trabalho em empresas que se relacionam internacionalmente, onde o aumento salarial para quem fala inglês pode chegar a 72%, segundo a 58º Pesquisa Salarial da Catho.

Além disso, a presença do inglês na nossa cultura é grande, já que o idioma é maioria quando falamos de filmes, seriados, músicas, livros, games e o próprio conteúdo na internet. Portanto, falar inglês faz-se muito necessário também para fazer parte do contexto cultural e ampliar o acesso ao leque de informações disponível.

Outro motivo da popularidade do idioma é o maior acesso do brasileiro a viagens internacionais nos últimos anos. Como por meio do inglês é possível se comunicar em praticamente todos os países, seu domínio é imprescindível para quem viaja para fora do Brasil.

Depois do inglês, temos o espanhol em segundo lugar como língua mais estudada, devido a nossa proximidade com os países que falam o idioma na América Latina, seguido por francês, italiano e alemão.

Top 5: Most popular languages studied in Brazil

Inglês

Espanhol

Francês

Italiano

Alemão

As línguas asiáticas estão em ascensão em todo o mundo

Entre os cinco idiomas com maior crescimento em 2020, quatro são asiáticos. No Brasil, percebe-se um equilíbrio entre hindi, coreano, turco, japonês e russo. Por mais que sejam idiomas com um número inferior de alunos e linguisticamente muito distintos, são falados por comunidades com presença crescente na mídia e o seu crescimento pode estar intimamente ligado a movimentos culturais, como o K-pop (coreano), a cultura otaku (japonês) e o interesse por produções culturais da Turquia e Índia. Além disso, as Olimpíadas de Tóquio devem impactar o aprendizado do japonês no Duolingo. Lembramos ainda que no Brasil está a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão, o que naturalmente amplia a busca pelo idioma.

Top 5: Fastest growing languages in Brazil

Hindi (28%)

Coreano (27%)

Turco (23%)

Japanês (22.25%)

Russo (21.92%)

Brasil se posicionou em 32º lugar no ranking de alunos que mais dedicaram tempo ao aprendizado de idiomas

Aprender um idioma requer esforço e persistência. Por isso, a plataforma tem um ranking dos países com a maior média de  lições completadas no Duolingo. Nesse quesito, o Brasil ficou em 32º lugar. O top 3 é ocupado pela Alemanha, em primeiro, seguida do Japão e da Hungria. 

Os alunos também são muito mais consistentes na preferência de horário para estudar: o período da noite é, de longe, o mais popular para a prática - metade dos países é ativo entre 22h-23h, e outros 41,6%, incluindo o Brasil, estudam um pouco mais cedo, entre 21h-22h.

No ranking brasileiro da média de lições completadas por aluno, São Paulo é o Estado que lidera. Como a região com maior número de empresas do País e mais oportunidades de trabalho, aprender um idioma se faz ainda mais necessário, motivando os alunos a alcançarem seus objetivos, e provavelmente estudarem mais.

Em segundo lugar vemos Santa Catarina, depois Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, mostrando que a necessidade de aprendizado de línguas está enraizada em todo o território nacional seja por motivos profissionais, culturais ou pessoais. Vale dizer que o idioma mais estudado é o inglês, seguido pelo espanhol.


Top 5: Hardest working states (lessons completed)

São Paulo

Santa Catarina

Minas Gerais

Rio Grande do Sul

Paraná

Também foi analisado quais estados tiveram alunos com maior número de dias seguidos aprendendo uma língua, o que denominamos alunos mais persistentes. A região Sul lidera o ranking, com Rio Grande do Sul em primeiro lugar, seguido por Paraná e Santa Catarina. São Paulo aparece em quarto lugar e o Distrito Federal fica na quinta posição.


Top 5: Most dedicated states (streaks)

Rio Grande do Sul

Paraná

Santa Catarina

São Paulo

Distrito Federal


Vale dizer que os estados que estão nos dois rankings (São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) são os que mais levaram o aprendizado de idiomas a sério. Afinal, não apenas tiveram alunos que estudaram todos os dias por mais tempo, mas também fizeram um maior número de atividades, levando a um aprendizado mais eficiente. 

Estados Unidos é o país que mais estuda português em todo o mundo

Entre os alunos que mais buscam pelo idioma português temos os norte-americanos em primeiro lugar. Entre suas as principais razões para estudar o idioma estão o treino mental (20%), em seguida de família (17%). Em segundo lugar temos o Brasil, já que provavelmente imigrantes que moram no País precisam se desenvolver no idioma para facilitar a comunicação com brasileiros, sendo que 27% escolhem o motivo escolar para estudar. Notamos também estrangeiros que estudam Português enquanto estão visitando o País, uma vez que 18% escolhem viagem como motivo principal. Em seguida temos Colômbia, México e Argentina, nossos hermanos próximos da América Latina.


Top 5: Países que mais estudam português

USA

Brazil

Colombia

Mexico

Argentina