Aplicativos e sites de ensino de língua estrangeira viram opção para estudo durante pandemia

Apps como Duolingo, BBC Learning English, EWA, Cambly e iTalki são opções para o estudante

Legenda: Cursos de inglês online já existem mesmo antes da pandemia via apps e sites que prometem te ajudar a aprender um nova língua
Foto: Rido/Shutterstock

A pandemia do novo coronavírus deixou todos reclusos. O decreto estadual nos deixou por um bom tempo totalmente fora das salas de aula. Parcialmente isso está mudando. Mas a opção principal ainda é o ensino a distância. Mas essa modalidade já era uma realidade para muitos aplicativos e sites de ensino estrangeiro. Aplicativos como o iTalki, Cambly, EWA e apps que também têm sites como Duolingo e BBC Learning English já trabalham com ensino a distância há tempos, facilitando o aprendizado ou mesmo o treinamento de quem quer que seja. Todos os apps citados funcionam em smartphones Android e iOS. Tenha atenção para não assinar as versões pagas, quando existirem, se não for de seu interesse - ou se não tiver como pagar no momento.

No caso de iTalki você paga por aula e pode escolher tópicos específicos como preparação para entrevistas ou para cursos como o Ielts. Já o Cambly você faz uma assinatura anual e paga a partir de 15 minutos por semana a até 60 minutos por dia e 5 dias na semana. Tanto um quanto o outro são ótimas opções para ter aulas com professores nativos que podem te ajudar, principalmente, a melhorar a sua pronúncia e mantê-lo ativo no speaking. Lógico, que há professores que também poderão aumentar a qualidade da sua leitura e escrita.

O EWA tem a opção paga e a gratuita. Com ele é possível aprender inglês para viagens, negócios, gramática, treinar leitura de livros e textos soltos, além do listening com áudio livros disponíveis. Ele conta com mais de 40 mil cartões didáticos para você aprender novas palavras. Todos os dias você também pode conversar com celebridades de filmes de cinema e séries de TV. Nos comentários do app, infelizmente, vi algumas reclamações de pessoas que não queriam pagar e sim usar a versão gratuita, mas que afirmam que mesmo sem querer foram levadas para uma cobrança de R$ 249. 

Versão mobile e desktop

Tanto o Duolingo quanto o BBC Learning English têm versões tanto mobile quanto para desktop. O app BBC é bem intuitivo e você vai aprender muitas palavras e expressões novas e ainda treinar seu listening. Há aulas de gramática, atualidades, inglês para negócios, aprender com clássicos da literatura inglesa, pronúncia e há cursos voltados para professores e até crianças. No site há complementação dos conteúdos listados acima.

O Duolingo funciona com várias lições de temas variados como educação, casamento, saúde e etc. O conteúdo é criado para que você vai crescendo à medida que avance. Soma pontos e vai subindo de fase. Além disso, o app conta com opção de histórias para fixar o aprendizado de palavras novas e aprender a construir frases. As duas opções trabalham o listening, speaking, reading e writing. Não só o inglês você pode aprender com o Duolingo - que também conta com versão paga -, mas francês, alemão, espanhol, italiano, esperanto e muitos outros idiomas. A competição com outros colegas e até amigos que você pode convidar vai ajudá-lo a se manter firme no aprendizado.

Prova para universidades estrangeiras

O Duolingo também pode ajudar a estudantes que estejam se preparando para tentar ingressar em universidades estrangeiras. É o Duolingo English Test (DET), uma prova de até 60 minutos que vai testar seu conhecimento em inglês e o domínio da escrita, oralidade, leitura e compreensão da língua inglesa. Faça os simulados antes por ao menos umas dez vezes. Se você fizer os simulados antes do dia do Duolingo English Test você poderá ter uma nota melhor. Infelizmente, o nível dos simulados é inferior ao dia da prova. Porém, mantenha a calma e conseguirá. As aulas no app/site do Duolingo e estudo de gramática podem te fazer ter um resultado melhor. 

Dois dias após finalizado o teste o Duolingo irá te retornar com a nota. Fique atento se a universidade aceita o teste e seu resultado. Se sim, basta enviar através da própria plataforma, sem custos extras para você. Aliás, por falar nisso, o Duolingo English Test é bem mais barato que outras provas como o Ielts. O teste do Duolingo custa US$ 49. 

Segundo a assessoria de imprensa do Duolingo, o Brasil é um dos 10 países que as pessoas mais fazem o exame. E os alunos que fazem o Duolingo English Test escolhem faculdades dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália como principais destinos.

Além disso, segundo a assessoria, a empresa está constantemente aumentando o número de universidades em todo o mundo que aceitam o DET, com foco nos principais mercados para estudantes internacionais (EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália). "Também estamos realizando pesquisas adicionais sobre o teste para demonstrar a sua validade e confiabilidade e garantir que ele atenda às necessidades de estudantes e escritórios de admissão em todo o mundo. O nosso principal objetivo é garantir que possamos usar a tecnologia que criamos para o DET para reduzir as barreiras ao ensino superior".