45% dos vídeos postados no feed do Instagram foram com menos de 15 segundos

O levantamento da equipe da rede social pode mostrar uma nova tendência entre os fãs da plataforma

Legenda: Silvero Pereira é um dos artistas em destaque no Instagram
Foto: Reprodução Instagram

Um levantamento da equipe do Instagram chamou atenção para um dado interessante. Talvez por conta da pandemia do novo coronavírus e da ausência de produções muita gente, famosas ou não, optou por lives. A equipe da rede social observou um aumento de 70% nas visualizações de conteúdo Ao Vivo no Instagram globalmente e hoje são 800 milhões de usuários ativos diários no Ao Vivo do Facebook e Instagram.

Porém, no último mês algo mudou. Em julho, 45% dos vídeos postados no feed do Instagram foram com menos de 15 segundos. E, com a ferramenta Reels, também já observamos algumas celebridades criando temáticas fixas para entreter seus fãs. O ator Silvero Pereira tem investido em paródias e cultura pop e até criou um destaque em seu perfil com esses vídeos curtos. A cantora Preta Gil usa os 15 segundos do Reels para dividir conteúdos próprios de moda e beleza e momentos em família, enquanto a apresentadora Ana Furtado mostra suas maquiagens do dia e bastidores de gravação.

“São artistas grandes, nomes como Sabrina Sato, Fábio Porchat, Larissa Manoela, com espaço consolidado na tv, e que estão transportando isso para as redes sociais de uma maneira e com um foco diferente: Eles estão se reinventando e agora os projetos são nas e para as redes sociais, e pelo o que estamos acompanhando, isso não vai mudar pós pandemia – muitos deles criaram agendas, expedientes fixos...ou seja, transformaram seus respectivos perfis em seus próprios canais– como um meio de continuarem a se expressar criativamente”, informa a assessoria de imprensa do Instagram no Brasil.

Ainda segundo levantamento da plataforma, em paralelo, algumas equipes de produção também se reinventaram  para respeitar as limitações da quarentena e seguem evoluindo no aprendizado da produção de conteúdo remoto, tornando o processo ainda mais eficiente e resolvendo desafios como dificuldade de agenda/programação e as ferramentas das redes sociais se tornaram poderosas para os artistas que souberam aproveitar os recursos da plataforma para entregar conteúdo significativo e qualitativo para quem estava sentindo falta deles na TV e/ou em apresentações em geral, e foram buscá-los na tela do celular durante esse período de isolamento social. 

Por fim, segundo o Instagram, entre os primeiros meses de 2020, o grupo de 59 figuras públicas com as contas mais ativas no Instagram postou 3 vezes mais vídeos de IGTVs entre abril e julho, do que postou entre janeiro e abril. 

Será que veremos a continuidade deste novo formato após a pandemia e com o retorno dos formatos tradicionais de entretenimento com aglomeração? Creio que isso só será uma realidade mesmo após a vacinação. Ou seja, o reino dos 15 segundos e das lives ainda vai perdurar por um bom tempo para o bem e para o mal.