Volta às aulas

Escrito por Tatiana Bello ,

Apesar do fechamento temporário das escolas, os profissionais da educação trabalham diuturnamente para mitigar os efeitos desta interrupção para os estudantes. A volta às aulas presenciais traz enormes desafios. Alguns já conhecidos e agora ainda mais temidos, como a desigualdade de oportunidades de aprendizagem e a evasão escolar; e outros inéditos, como a organização para atender às normas sanitárias para evitar a propagação do vírus.

Responsáveis por garantir a formação dos alunos, melhoria de sua aprendizagem e correta aplicação das determinações legais, os gestores educacionais estão se preparando para uma retomada cautelosa. Estão debruçados na busca de soluções para problemas até então nunca vivenciados.

Quando o retorno à educação presencial acontecer, ele nos deixará frente a frente com a possibilidade de aumento da evasão escolar. De acordo com a pesquisa Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias realizada pela Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Imaginable Futures, cerca de 31% dos pais de alunos de escolas públicas temem que seus filhos não voltem para as escolas. Para reduzir o impacto, alguns especialistas recomendam processos de busca ativa dos estudantes, a partir de uma articulação intersetorial em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância.

Os gestores educacionais e equipes técnicas são importantes atores para trazer melhorias na ponta, para escolas, crianças e adolescentes, que precisam ter seus direitos garantidos. Dentro da sua realidade, deverão atuar para garantir que professores e estudantes sejam recebidos em um ambiente acolhedor e seguro, com um planejamento pedagógico que considere todos os alunos e as desigualdades ao acesso do ensino remoto, para que possamos efetivar estratégias que garantam o direito a educação de todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Tatiana Bello
Gerente de Implementação do Itaú Social

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