Verão, época de oportunidades para os jovens

Escrito por Luiz Gustavo Coppola ,

Lembro-me que, na escola ou já na faculdade, aguardava com ansiedade pelo período das férias de verão, principalmente pelos dias descompromissados. E não que precise ser diferente para o jovem de hoje. 

Afinal, o descanso é merecido, ainda mais depois de um ano tão incerto como foi o que passamos. Mas por que não aliar o período à busca por uma oportunidade no mundo do trabalho? A premissa pode soar estranha, mas justifica-se pelo alinhamento com um outro fenômeno que acompanhamos nos programas de estágio e aprendizagem nesta época do ano: a sazonalidade.

De dezembro a março, quando muitos dos contratos chegam ao fim da vigência e, no caso dos estagiários, a graduação é concluída, sobram vagas nas empresas. 

Ávidas por preenchê-las a tempo de começar o ano seguinte com um quadro robusto e estabelecido de colaboradores, as organizações apressam-se nos processos seletivos. Para o jovem, é o momento certo — ou, como dizem, o “match” perfeito — para esta chance.

Se por um lado o entrevistador quer candidatos, cabe lembrar que não busca por quantidade, mas qualidade. É tempo de preparo, de investimento (de tempo e, se possível, financeiro) no aprendizado contínuo. No CIEE, por exemplo, disponibilizamos a plataforma de cursos online e gratuitos do CIEE Saber Virtual, com temas pertinentes à realidade do mundo do trabalho e à preparação para esta etapa. 

As formas de aquisição de conhecimento, hoje, são tantas, que não vale ficar parado. Tudo para que se diminua, cada vez mais, a preocupante taxa de desocupação entre nossos jovens: segundo o IBGE, o índice na faixa populacional de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020, muito acima da média nacional de 14,6%. Nós, no CIEE, seguimos nessa missão há 56 anos. E com 35 anos de casa, posso afirmar que não iremos descansar.

Luiz Gustavo Coppola
Superintendente Nacional de Atendimento do CIEE

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024