Uma ponte entre o Estado e a ciência

Escrito por Artur Bruno ,

O programa Cientista Chefe chegou à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e à Semace no início de setembro. Criado pelo governador Camilo Santana, na atual gestão da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Num momento em que algumas lideranças questionam a validade da ciência, a iniciativa do Governo do Ceará opta pela qualidade das informações e mostra respeito a quem produz conhecimento.

Através do Cientista Chefe, equipes de pesquisadores trabalham nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população. A sociedade só tem a ganhar, pois a academia terá sua pesquisa direcionada para resolver problemas cruciais da comunidade.

A equipe do Cientista Chefe da Sema/Semace será liderada pelo professor Dr. Marcelo de Oliveira Soares, do Labomar (UFC). A ideia é atuar em quatro projetos específicos. O primeiro, o Planejamento Marinho e Costeiro, com geração de informações no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização, além da elaboração do Atlas Marinho do Ceará. O segundo, sobre a Covid-19 e saneamento urbano no Ceará, para analisar a vulnerabilidade de bairros e regiões à Covid-19 baseada no fornecimento da água encanada, disponibilidade de rede de esgoto e de condições abastecimento.

O terceiro, um Sistema de Informações Geográficas Ambientais (SIG Aambiental), que fornecerá uma base de dados para orientar políticas e ações do Estado do Ceará no tocante a investimentos, empreendimentos, fiscalizações e programas/projetos ambientais. Finalmente, a Lista Vermelha da Fauna e Flora Ameaçada, para elaborar a relação de nossas espécies à beira da extinção e mapear estas áreas no Estado.

Desta forma, o programa pretende integrar pesquisadores de várias universidades, públicas e privadas, pensando soluções cientificamente qualificadas para a preservação do nosso meio ambiente.

Artur Bruno

Secretário do Meio Ambiente do Ceará

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024