Trocas intergeracionais

Escrito por Fabiana da Silva Prestes e Andrew da Silva Alfaro ,

As interações sociais fazem parte de nossas vidas e têm forte impacto em vários aspectos dela, podendo promover atitudes positivas e gerar conhecimento. Todos nós precisamos nos fazer entender, e a comunicação é uma parte importante desse desenvolvimento, sendo um processo natural e fundamental.

E para isso é necessário que além de nos comunicarmos de maneira correta possamos compreender uns aos outros, e assim, promover uma interação construtiva.

As trocas intergeracionais fortalecem o relacionamento, promovem a troca de ideias e conhecimentos entre as faixas etárias favorecendo a formação e a consolidação de vínculos sociais, que permitem além da troca de experiências de vida o compartilhamento destes conhecimentos, ideias, atitudes, crenças, pontos de vista, hábitos, culturas, oportunidades, novos caminhos, crescimento e por fim evolução. De forma amigável, são construídos bons relacionamentos com aceitação e comprometimento entre as partes.

As trocas intergeracionais devem ser incentivadas, seja por meio de programas, políticas públicas, dentro das famílias, e na sociedade como um todo. Visto que estamos caminhando para ser um País de idosos e esse é um fenômeno global.

Nesse sentido, se faz necessária a construção de laços significativos e de reciprocidade entre as faixas etárias criando momentos de convivência e desconstrução de estereótipos e minimização de preconceitos relacionados à velhice.

Quando se tem respeito às diversidades e aos saberes e experiências de vida de cada um, há uma convivência pacífica e rica em solidariedade e reconhecimento das necessidades do próximo.

A solidariedade intergeracional pode reverter os preconceitos sociais frente ao envelhecimento, bem como agregar na melhoria da qualidade de vida de jovens, adultos e idosos e seus efeitos se produzem na saúde e bem-estar de cada geração.

Pessoas que vivenciam de forma positiva as relações e apoio intergeracional sentem-se mais positivas em relação a si próprias e ao mundo de forma geral, suportando melhor o stress, doenças e outras dificuldades que venham a se apresentar.

A gerontologia, como ciência que estuda o processo do envelhecimento nos aspectos biológico, psicológico, social, entre outros que permeiam esse processo, tem um papel fundamental na promoção e criação destas trocas intergeracionais.

Os profissionais da área são figuras essenciais na construção de uma interação de qualidade entre as diversas gerações.

Fabiana da Silva Prestes e Andrew da Silva Alfaro
Gerontólogas

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024