Tecnologia nos canteiros de obras

Escrito por Dinalvo Diniz , dinalvo.diniz@bol.com.br

A tecnologia já é essencial para o nosso dia a dia . Basta olhar ao nosso redor. É um caminho sem volta. Assim, utilizar as múltiplas possibilidades que o mundo digital permite para otimizar todos os processos se torna via de regra. E é assim que estamos fazendo nas grandes obras do nosso setor de construção. Explico.

Nos últimos meses o Sindicato da Indústria e da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe-CE) tem apoiado o projeto Sistemas Embarcados para a Construção Pesada, da Rede Obras Digitais, que visa levar tecnologia para otimizar os processos dentro dos canteiros de obra.

O projeto foi premiado no edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Digital BR e foi um dos oito selecionados para atuar na transformação digital do Nordeste. Ele busca solucionar a falta de automação, pouca acurácia nos processos e a dificuldade na compilação dos dados coletados e na interpretação das informações geradas em operações da construção pesada.

Assim, o objetivo aqui se torna desenvolver um sistema digital e integrado que propõe integrar dispositivos eletrônicos às atividades operacionais das obras da construção pesada. O recurso facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos e automatiza processos manuais, mitigando ou reduzindo grande parte dos problemas pertinentes ao processo produtivo do segmento.

Essa solução pode ser crucial para tornar as obras mais ágeis e produtivas, já que visam alinhar e otimizar novas tecnologias com todas as etapas dos canteiros de obras, tornando- se essenciais para os dias atuais. Cabe às políticas públicas despertar o interesse em investir e incentivar tais propostas na tentativa de adaptar todas as ações do Estado para a era digital.

Até porque a benfeitoria destes projetos é latente e, com incentivos públicos, as chances dessas tecnologias serem disseminadas para o setor privado aumentam e podem se tornar amplamente utilizadas. A Rede Obras Digitais é liderada pelo Senai Ceará através do Instituto Senai de Tecnologia e conta com a participação da empresa Certific Net, do IFCE, do Observatório da Indústria da Feic, além do Sinconpe.

Dinalvo Diniz
Presidente do Sinconpe

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024