Setembro Amarelo e a adolescência

Escrito por Conceição Martins ,
Advogada
Legenda: Advogada

Chegamos ao mês de setembro, período dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. Quando falamos sobre essa temática, devemos pensar, principalmente, nos adolescentes. Estes vivenciam uma fase complexa, cheia de dúvidas, e por isso ainda estão construindo a sua maturidade. Normalmente, essa fase vem acompanhada de insegurança e pressão social, o que pode trazer vulnerabilidade para essas pessoas. É nessa fase que começam os problemas relacionados à saúde mental, como a depressão e a ansiedade. O filme "Divertida Mente", da Pixar, por exemplo, retrata bem essa fase e demonstra a primeira crise de ansiedade da personagem principal durante a adolescência, mostrando que isso é mais comum do que se imagina.

Além disso, com a avalanche de informações que existe no mundo hoje e com o avanço da tecnologia, é preciso que os pais estejam  atentos à rotina dos seus filhos adolescentes, redobrando o cuidado para que eles estejam sempre em um ambiente seguro e acolhedor. Existem muitos aplicativos de interação na internet com desafios que estimulam práticas de suicídio e que são ambientes propícios para a prática de bullying. Infelizmente, há muitos casos notificados que resultaram no suicídio de crianças e adolescentes devido ao uso desses aplicativos.

Vale lembrar que o Artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente incumbe aos pais o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores. Portanto, é fundamental estar totalmente atento a esse tipo de situação, já que, se for constatada a falta de cuidado dos pais com relação às vivências reais e virtuais dos filhos, os pais poderão sofrer sérias consequências judiciais. Por outro lado, caso a internet seja monitorada pelos pais e utilizada pelos adolescentes de forma prudente, poderá trazer benefícios, inclusive no sentido da conscientização sobre a prevenção do suicídio e até mesmo na busca por ajuda.

Nessa fase, é necessário que os pais utilizem estratégias de diálogo e que entendam que essa fase precisa de uma aproximação mais intensa. Que este mês de setembro sirva como ponto de partida para uma discussão mais ampla sobre o cuidado com a saúde mental dos nossos adolescentes.

Conceição Martins é advogada

Advogada
Conceição Martins
25 de Setembro de 2024
Graziela Monte é psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento Organizacional do ISGH
Graziela Monte
23 de Setembro de 2024
Adolfo Ciríaco é empresário contábil
Adolfo Ciríaco
22 de Setembro de 2024
Wellington Sampaio é advogado e diretor jurídico da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce)
Wellington Sampaio
22 de Setembro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
20 de Setembro de 2024