Saúde para as classes C, D e E

Escrito por Juliana Freitas ,

Uma pesquisa realizada ainda em 2018 pelo SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), levantou dados sobre como as classes sociais estão lidando com seus gastos em saúde. Pelo menos 77% das classes C, D e E não possuem convênio médico particular, 45% desses quando precisam de atendimento vão ao SUS e outros 25% pagam pelos serviços necessários naquele momento. 

Hoje, em 2020, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe graves consequências em diversas áreas da saúde e estima-se que apenas em 2021 teremos a noção de sua proporção. Isso porque logo nos primeiros quatro meses de pandemia no País, cerca de 327 mil pessoas perderam o convênio médico de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A perda significativa se deu pelo aumento do desemprego, que já chega a 13 milhões de brasileiros. 

Além de dados do levantamento realizado em parceria pela SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) e a SBP (Sociedade Brasileira de Patologia), mostrando que cerca de 50 mil novos casos de câncer deixaram de ser diagnosticados entre março e maio deste ano. E a estimativa é que este número já possa ter chegado a 150 mil.

Até maio deste ano os números de novos casos de câncer, de acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer, foram entre 66.280 (29,7%) de mama, entre as mulheres, e 65.840 (29,2%) em próstatas, entre os homens.

As classes C, D e E costumam ser as mais afetadas nos momentos de crises. Discutir formas e alternativas que possam diminuir esse impacto, proporcionando outros tipos de acessos aos serviços médicos, atendimento, exames, medicamento, tem que estar na pauta não só do poder público, mas também da sociedade em geral.

Juliana Freitas
Administradora de Empresas

Assuntos Relacionados
Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+
Juliana Brito
27 de Março de 2024
Gabriela Colares é coordenadora de projetos do Instituto Nordeste Cidadania
Gabriela Colares
25 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
22 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
21 de Março de 2024
Rosette Nunes Correia Lopes
Rosette Nunes Correia Lopes
21 de Março de 2024