Sabedoria

Escrito por Gonzaga Mota ,

Os sentimentos de solidariedade e amor com vista à busca da felicidade e ao propósito da vida são muito importantes. Por outro lado, o ódio, a falsidade, a inveja e a ambição, dentre outros, são comportamentos incompatíveis com uma existência saudável. É mediante a oração e a meditação que se encontram estados mentais positivos e se afastam os negativos.

O que somos é consequência do que pensamos. O que alcançamos ocorre da fé em Deus e da força da esperança. Por exemplo, a verdade e a generosidade foram os princípios básicos da vida exemplar de Madre Teresa de Calcutá.

São Francisco de Assis é outro exemplo importante. Analisou e debateu a religião, a civilização e a sociedade, observando os valores espirituais e materiais. Como seria bom se nos dias de hoje os líderes mundiais e as pessoas que decidem e formam opinião seguissem os ensinamentos de Santa Teresa de Calcutá e de São Francisco.

A violência em todas suas formas- como o desemprego, a fome, o analfabetismo- leva a sociedade a um clima de perplexidade e apatia, motivando mais violência, mais injustiça e menos humildade. A paciência e a dedicação para com o próximo são importantes, mesmo que ele, naquele momento, não procure o caminho do bem. Seja humilde e despreze o orgulho e a ganância. Dessa forma, semeando bons sonhos e fortalecendo a esperança, pode-se conseguir uma realidade justa.

Muitas vezes, buscam-se as coisas sem valor, efêmeras e ilusórias, não procurando aquelas que proporcionam a verdadeira felicidade. A vida é um dom de Deus, e é preciso compreender que tudo pertence a esse dom. Pode-se concluir, citando o Livro Bíblico da Sabedoria de Salomão; no capítulo 3, versículo 11: "É inútil a esperança dos que desprezam a sabedoria e a instrução; o seu duro trabalho não produz nada, e o que eles fazem não traz nenhum proveito". Unamo-nos no amor a Deus.

Gonzaga Mota

Professor aposentado da UFC

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024