Práticas antirracistas

Escrito por Kelly Stak ,

Mesmo sendo uma mulher branca, tenho muito orgulho por ter sido criada por pais adotivos pretos. Quando criança me achava muito parecida com meus pais, mas as pessoas comentavam a nossa diferença e as crianças, com quem brincava, repetiam o ouviam dos adultos. Por isso, minha mãe, foi obrigada a conversar comigo sobre o assunto.

No meu modo de ver, “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” — frase de Angela Davis. Na atualidade, não basta dizer que não é racista, é preciso se posicionar sobre o assunto não só em palavras, mas também em atitudes.

Diante de tantas falas de autoridades negando a existência do racismo no Brasil, precisamos urgentemente pensar em práticas de liderança antirracistas, de forma que se posicionem sobre o assunto, principalmente em atitudes.

Ao abrirem novas vagas de trabalho as empresas têm por obrigação dar oportunidades aos profissionais pretos. A desculpa de que só tinha candidatos pretos já não funciona no Brasil, que segundo o IBGE possuí 36% da população preta e 10% parda. 

Atualmente há sim mais profissionais negros preparados para as inúmeras funções que as companhias necessitam. 

Portanto há sim como mudar o que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto Ethos: em 117 empresas brasileiras de médio e grande porte, revelando haver apenas 4,7% pessoas negras no quadro executivo. Só o que precisa ser vencido são conceitos e pré-conceitos antigos, que não representam a igualdade.

Hoje há inúmeras formas de incluir práticas antirracistas na sua vida: estude sobre o assunto (existem séries, livros, filmes, artigos e etc.), fale com a equipe sobre o assunto, dialogue, realize debates, promova da diversidade entre a equipe, não aja como se o racismo não existisse, conheça e não use vocabulário racistas e corrija quem usa, denuncie o racismo em suas diversas formas e manifestações.

Kelly Stak
Consultora de RH e especialista em desenvolvimento de pessoas

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024