Porque a vida é maior do que a afasia

Escrito por Helainy Viturino ,

A afasia é uma alteração na comunicação, causada por uma lesão cerebral que pode ser decorrente de um acidente de carro, quedas, brigas, AVCs ou tumores; afetando o funcionamento comunicativo e social da pessoa, sua qualidade de vida com as dos seus familiares/cuidadores e/ou amigos.

Além de dificultar a expressão da linguagem, a afasia mascara habilidades e competências importantes. Como exemplo, a habilidade de fala e de compreensão, bem como sua capacidade de tomar decisões e de ser socialmente ativo.

As percepções, infelizmente, influenciam negativamente na forma como o afásico é visto e tratado pela sociedade. E é por isso que muitos deles preferem o silêncio à tentativa de comunicação, pelo medo de serem julgados como deficientes intelectuais, o que não é verdade.

Pessoas com afasia têm dificuldade na fala, na leitura, na escrita e na compreensão, após a lesão neurológica. São vários os tipos de alterações possíveis dentro de um quadro de afasia.

Alguns afásicos têm mais dificuldade para entender uma conversa do que para falar; já outros mais dificuldade para ler do que para escrever; há ainda os que têm muita dificuldade com qualquer tipo de comunicação e os que somente trocam letras na escrita. E cada uma dessas alterações está diretamente ligada à gravidade e a extensão da lesão cerebral.

Recentemente, sentimos todos na pele o sabor amargo do isolamento e distanciamento social. E uma das consequências da afasia é justamente o isolamento social. E para o afásico, a redução dos contatos sociais se dá exatamente devido às dificuldades de comunicação, mas sem prazo para acabar.

Conhecer afasia nos torna mais humanos e dispostos a ajudar pessoas com dificuldades de linguagem, por isso é tão importante que tenhamos atitudes de escuta, atenção e principalmente de valorização das tentativas de comunicação de um afásico.

Helainy Viturino

Fonoaudióloga

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024