Pesquisas prenunciam resultados

Escrito por Mauro Benevides ,

Com razoável rotatividade, pesquisas apontam resultados para a disputa majoritária de novembro, quando todas as comunas se aprestam para eleger prefeitos e vereadores, que formam a base da estrutura partidária, em função da qual começam a ser feitas as próximas alianças, num contexto de acertos que esboçam como viáveis, na competição para governador, presidente da República, deputados estaduais e federais.

Daí o esforço despendido pelas lideranças das legendas, com vistas a eleger seus representantes, já que os resultados servirão para cálculos futuros, numa refrega bem mais cruenta, mobilizando todas as camadas sociais.

Para quem, como este articulista, já foi protagonista de tais espetáculos democráticos, preconiza que, desde já, os líderes principiem a armar esquemas factíveis, a fim de assegurar o triunfo nas urnas, quando 2022 vier. Dentro de tais especulações, empresta-se referência à data do pleito, com políticos veteranos concebendo futuras articulações, que garantam vitória para o Executivo e Legislativo.

Para presidente da República, é indiscutível que Jair Bolsonaro já sinaliza o desejo de concorrer à reeleição, fato comprovado nas suas constantes visitas a vários recantos do território brasileiro, quando, após inaugurar obras, busca acertos preliminares, que propiciem melhores perspectivas de êxito no pleito vindouro, já com outro panorama, pois estará em jogo o seu desempenho, depois de quatro anos de gestão, com iniciativas que cairiam ou não tão bem no seio da opinião pública.

Os seus contatos habituais, no Palácio da Alvorada, valem para recolher impressões sobre projetos e posicionamentos que mereçam a chancela de nossos compatrícios.
Com a experiência e tirocínio adquiridos na vida pública, ser-lhe-á bem mais fácil redesenhar prognósticos, que as urnas irão confirmar, daqui a dois anos.
Quem for vivo, certamente verá...

Mauro Benevides

Jornalista e senador constituinte

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024