Os próximos quatro anos na Cultura

Escrito por Paulo Avelino ,

Existe a ideia que a Cultura é a cereja do bolo confeitado no fim da sobremesa de alguém diabético — o supérfluo do supérfluo, a resvalar com o inútil. Isso se mostra em atitudes governamentais. No caso de Fortaleza, muitas vezes nem a Lei 9.989/2012, que destina um por cento do orçamento para a Secretaria da Cultura, é cumprida. Elaborei sugestões para a Cultura, já enviadas ao Prefeito eleito José Sarto e a seu vice Élcio Batista. Simples e baratas, com impacto no bem-estar e na atividade econômica da cidade.

Ocupar os espaços públicos com Cultura — um programa de eventos culturais regulares em praças e calçadões, como grupos de jazz, ou de forró pé de serra, ou de esquetes teatrais, ou de dança moderna ou clássica. As praças seriam mais seguras e a infância e a terceira idade poderiam se distrair (já previsto na Lei Complementar 54/2007); Regulamentar as Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Paisagístico, Histórico, Cultural e Arqueológico (ZEPHs) — a Lei Complementar 62/2009 criou seis ZEPHs, no Centro; Parangaba; Alagadiço Novo / José de Alencar; Benfica; Parangabuçu; e Praia de Iracema. Estas nunca saíram do papel, sendo urgente sua regulamentação; realizar o Festival José de Alencar – Alencar fez uma obra adaptável a diversas linguagens. A pequena cidade alemã de Bayreuth ganhou fama e fortuna com um festival do compositor Wagner. Fortaleza pode fazer o mesmo com o Festival José de Alencar, atraindo artistas do País inteiro para mostrar seus filmes, músicas e o que mais baseados na obra alencarina; alocar ao menos um por cento do orçamento municipal para a Cultura – conforme a Lei; preencher os quadros funcionais da Secultfor por concurso público. 

Cultura não é cereja, muito menos cereja de bolo supérfluo. Essas ações da Prefeitura de Fortaleza nos próximos quatro anos poderão fazer uma Fortaleza melhor.

Paulo Avelino

Administrador

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024