O relógio da vida não para

Escrito por Gregório José ,

Você já parou para reparar no tempo? No quanto a vida passa rápido por nossos olhos e nossa mente. O piscar de olho, o segundo perdido, a chance que não volta. Quanto tempo temos perdido em nossa vida com brigas e discussões desnecessárias, somente para fazer valer e prevalecer a nossa vontade, nossa opinião?

Muitas vezes deixamos de curtir e apreciar os bons momentos por causa de fatos que poderiam ser relevados, deixados de lado. Quantas discussões no trânsito, com o colega de serviço, com o vizinho do lado. Com alguém que passa à nossa frente por segundos na fila do supermercado!

O filósofo romano Lúcio Aneu Sêneca, que viveu na época de Jesus Cristo escreveu um livro muito importante chamado “Sobre a brevidade da vida”. E, naquela época, ele entendia que a vida é muito curta. Se tiver tempo em sua breve vida, leia-o algum dia.

Hoje nos aborrecemos quando perdemos bens materiais, porém, geralmente não nos importamos muito quando perdemos tempo. Tempo de sorrir, de conversar, de ver a vida, de apreciar o belo. Ver uma flor nascer ou plantar uma árvore. 

Aliás, ficamos irritados com as folhas que caem das árvores e sujam nosso quintal, mas deveríamos abraçá-las e agradecer a Deus por elas filtrarem e limpar o nosso ar tão poluído. Dirão alguns, mas é muito pouco ar limpo que uma árvore expele. Tudo bem, mas já valeu a pena isso que ela fez por nós.

Pense assim: bens materiais e até dinheiro nós podemos obter novamente, mas o tempo nunca retorna. O tempo é algo que está dia após dia sendo debitado de nossa “conta corrente”.

Lembre-se do seu sonho. E se você realmente quer fazer algo de bom para você e para os outros. Lembre-se, o relógio da vida não para e, se demorar demais, seu sonho ficará cada vez mais distante.

Gregório José
Jornalista e filósofo

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024