O que aconteceu, Governador?

A prioridade de Camilo e demais autoridades públicas deve ser proteger os estudantes, as famílias e os trabalhadores da educação.

Escrito por Ana Cristina Guilherme ,

Este texto é uma carta aberta ao Governador Camilo Santana (PT). Nos dirigimos ao principal líder político do Ceará para questionar: o que levou o senhor a autorizar o retorno das aulas presenciais nas escolas da educação básica no pior momento da pandemia de Covid?

Contrariando os estudos científicos mais recentes e as estatísticas oficiais, o Governo permitiu a volta do ensino na sede das escolas até o 9º ano. A medida pegou autoridades públicas de surpresa. A Undime-CE estranhou e as prefeituras disseram que não estavam preparadas - pelo menos 60 cidades do Ceará até final de abril, de acordo com levantamento da Fetamce, se colocaram contra o retorno das aulas presenciais.

O fato é: ninguém quer assumir o risco de mais adoecimentos, internações e mortes. Os serviços de saúde, públicos e privados, já estão estrangulados, e não há um só ser humano nesse estado que não esteja de luto. Diante de tudo disso, perguntamos novamente: O que aconteceu, Governador?

A sociedade civil também não aceitou a medida, os trabalhadores da educação de Fortaleza decidiram em assembleias não voltar às sedes das unidades de ensino enquanto não houver vacina para todos e mudanças estruturais nas escolas.

Ao invés de permitir que escolas voltem a funcionar nas condições epistemológica que estamos, o Governador deveria auxiliar as prefeituras a garantir o direito à educação no ensino remoto, através da disponibilização de equipamentos de informática e internet.

A prioridade de Camilo e demais autoridades públicas deve ser proteger os estudantes, as famílias e os trabalhadores da educação.

Governador, revogue essa medida. Vamos juntos trabalhar em alternativas que garantam a educação e a saúde de nosso povo. Faça como os estados de São Paulo, Espírito Santo e Paraná, que vacinarão professores e profissionais da educação entre abril e maio. Vamos juntos lutar pela imunização coletiva!

Ana Cristina Guilherme

Presidente do Sindicato Único de Trabalhadores da Educação do Ceará (Sindiute)

 

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024