O protagonismo da energia solar

Escrito por Luís Brito ,

A energia solar fotovoltaica é a fonte mais acessível e democrática de eletricidade. De pessoas físicas a jurídicas, todos podem gerar a sua própria energia. Não é possível ter uma usina hidrelétrica no quintal de casa, mas podemos instalar painéis fotovoltaicos nos nossos telhados. 

O apelo dos painéis solares começou com as mudanças nas regras do setor de energia, em 2012, que deram um pouco mais de liberdade ao consumidor para escolher de onde vem a sua eletricidade. Nos últimos anos, os equipamentos também ficaram mais acessíveis. A queda no preço de painéis provocou uma redução considerável no tempo de retorno do capital investido, de sete anos, em 2015, para 4,5, agora.

Até setembro de 2020, o Brasil apresentou crescimento de cerca de 80% no setor de energia fotovoltaica, de acordo com uma pesquisa do Canal Solar. No Ceará, o cenário não é diferente. Mesmo com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, o setor apresentou um crescimento de mais de 100% de janeiro a outubro, tanto em potência instalada, como em número de unidades geradoras.

Ao todo já são quase 290 mil sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil, segundo a Absolar, produzindo 3,5GW em geração distribuída, categoria onde se enquadram os sistemas residenciais e comerciais. Para as empresas que investem em energia renovável, a questão não é apenas financeira. Além da redução na conta de luz, o caráter sustentável traz retornos importantes para a marca e ajuda até na hora de conseguir um empréstimo. 

A expectativa é que o Brasil tenha um salto na geração fotovoltaica nos próximos anos, com um crescimento de cerca de 500% até 2029. Estamos no caminho certo, mas acredito que o Brasil e os brasileiros ainda precisam ter mais consciência da importância da utilização da energia solar. Isso porque o País ainda está aquém do seu potencial, dada a irradiação que o sol nos proporciona.

Luís Brito

Engenheiro de Energia

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024