O papel da saúde única

Escrito por Willian Barbosa Sales ,

No contexto em que estamos vivendo, somos bombardeados por uma infinidade de informações, muitas delas são capazes de despertar reflexos intrínsecos de inquietude com nosso "eu interior", e sobre nossas relações com o universo. Perguntas surgem em nossos pensamentos como, por exemplo: Como encontrar a homeostase necessária para o ideal convívio entre todas as formas de vida existente em nosso Planeta?

A resposta para essa pergunta pode ser analisada sob a luz da "One Health", ou Saúde Única. A Saúde Única reconhece, afirma e acredita em uma interconexão fundamental que existe entre todas as formas de vida, ou seja, entre seres humanos, animais e o meio ambiente que os rodeia. A saúde humana, animal e ambiental é indissociável, a existência dessa tríade forma a Saúde Única, a homeostase entre as ações existentes entre cada uma são essenciais para garantir o futuro saudável e sustentável do equilíbrio e vida em nosso Planeta Terra.

Estamos passando por um momento único no mundo moderno que possui como gatilho a doença do novo coronavírus (Covid-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2 de origem zoonótica. Ser protagonista dessa parte da história só chancela a necessidade de uma abordagem de cunho efetivo em Saúde Única. A interface existente entre homem-animal-meio ambiente está sendo reconhecida internacionalmente como uma tendência efetiva para o gerenciamento de doenças emergentes e novas pandemias de origem zoonótica.

Precisamos estabelecer mecanismos e processos eficazes de colaboração para o enfrentamento de possíveis ameaças, ou seja, precisamos pensar único, precisamos viver em Saúde Única. Somente tornando esse conceito elegível, conseguiremos formar esforços de alta capacidade, para lidar e implementar a abordagem da Saúde Única no futuro, e assim conseguir as respostas esperadas para futuros incertos à espreita.

Willian Barbosa Sales

Biólogo e doutor em Saúde e Meio Ambiente

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024