O desafio da exigência de êxito

Escrito por Sandra Araujo Hott ,

O famoso "Poema em Linha Reta" nos diz que todos os conhecidos do poeta eram campeões em tudo, sem derrotas ou fracassos. O poeta Fernando Pessoa, com pseudônimo de Álvaro de Campos, ao contrário dos demais, experimenta todos os erros, inseguranças e medos humanos.

O empreendedorismo é uma ilusão que cabe nas fantasias de sucesso: se eu trabalhar bem e muito, serei vencedor em tudo! Há aqui uma certeza embutida de que somos os mestres de nosso próprio destino e, embora isso não esteja de todo errado, esse futuro sonhado é sempre brilhante e glorioso.

Nosso futuro é resultante de variáveis complexas atuais e de eventos passados que desenharam nosso presente. Algumas dessas decisões são tomadas e modificadas por cada um, mas não há garantias de eficácia, e do futuro tão sonhado, se concretizar do jeito que idealizamos

O poder ilusório de ter o futuro nas mãos traz a certeza de amarga responsabilidade, pois se o ouro não vier, será por falta de esforço próprio. Sabemos que as condições sociais e culturais são desiguais e que a boa vontade não é suficiente e, ainda assim, a culpa sobreviverá!

A psicanálise aposta numa determinação inconsciente e que esse é transmitido através da linguagem para além da língua, trazendo consigo a cultura. Esse nos precede e nele nos enlaçamos desde o início, através do olhar e voz maternos, dos toques e cuidados que precisamos para sobreviver dada a nossa inexorável vulnerabilidade.

"Arre, estou farto de semideuses!", continua o poeta. Na vida, encontramos alegrias, mas também sofrimentos e sempre fazemos o que nos é possível. Alguma generosidade no cuidado de saúde mental pode representar uma qualidade de vida ímpar e valiosa.

Talvez aceitar uma errância onde eventualmente se acerta possa trazer novamente gente para habitar nosso mundo atualmente pleno de pretensos semideuses. Portanto, deixemo-nos fracassar um pouco!

Sandra Araujo Hott
Psicanalista e professora

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024