O contador e seu campo de trabalho

Escrito por Salézio Dagostim ,

Frequentemente, recebemos solicitações dos alunos de contábeis para falar a respeito das funções do contador e de sua área de trabalho. Todos os profissionais possuem um campo de trabalho. No caso do contador, ele usa como campo de trabalho o patrimônio das pessoas jurídicas (públicas e privadas). Estuda as causas e os efeitos que os atos de gestão e fatores externos provocam sobre o patrimônio, que é representado pelas demonstrações contábeis; pelos ativos, passivos, despesas, receitas e custos. Analisa as demonstrações contábeis e sugere as providências necessárias para que a pessoa jurídica opere com êxito.

As informações que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas, para terem valor legal, precisam ser ratificadas, assinadas pelo contador, como prova de sua veracidade.

Para gerar estes ativos, passivos, despesas, receitas e custos (estas demonstrações), o contador precisa transformar os atos de gestão em informações contábeis. As movimentações geradas nos setores de registro fiscal, pessoal e tributário são da responsabilidade do contador e ele deve prestar contas sobre estes fatos aos governos federal, estadual e municipal.

São do escopo do contador, ainda, as tarefas de responder aos questionamentos que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas a terceiros; de apurar de haveres e revisar balanços e contas em geral (perícia e auditoria contábil); assessorar outros profissionais sobre o patrimônio; prestar assistência técnica aos conselhos fiscais e consultivos dos agentes econômicos e sociais; e, ainda, examinar as contas dos prefeitos e emitir parecer, nas prefeituras municipais em que não houver tribunais de contas.

O contador pode atuar nos órgãos públicos e privados como funcionário ou ter o seu próprio escritório. Em suma, o contador é um profissional versátil, polivalente, que tem como campo de trabalho o patrimônio monetário das pessoas jurídicas.

Salézio Dagostim

Contador, professor e presidente de honra da Aprocon Brasil

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024