O começo da vitória

Escrito por Tadeu Oliveira ,

Um pequeno frasco de vidro abastece de esperança um país inteiro. O conteúdo injetado no braço de cada profissional de saúde da linha de frente da pandemia de Covid-19 representa o começo de uma vitória. A vacina significa o investimento em ciência e tecnologia e a expectativa de que os mais vulneráveis sejam imunizados o quanto antes.

O início da vacinação no Ceará, no dia 18 de janeiro de 2021, emociona porque é uma importante trincheira contra a doença que transformou rotinas nos lares e nos locais de trabalho. Trabalhadores da saúde, os que mais arriscaram a própria vida e dos familiares em uma batalha que já dura mais de dez meses, veem sinais mais concretos de que essa luta será aos poucos amenizada.

Por isso, a aplicação das primeiras doses da vacina no Ceará contempla exatamente esse grupo. Os odontólogos, que atuam em contato com a cavidade bucal dos pacientes, também são diariamente expostos aos riscos da Covid-19. Precisam, portanto, ser incluídos logo no cronograma de vacinação. No Ceará, há pelo menos 8,8 mil profissionais na odontologia.

A busca pelo controle do vírus extrapolou fronteiras reais e simbólicas. O Sars-Cov-2 apresentou desafios que pareciam sobre-humanos. Desenvolver vacinas em tempo recorde e buscar estratégias de enfrentamento para uma crise sem precedentes mobilizou milhares de cientistas e todas as categorias de trabalhadores da saúde.

Foram alinhadas as forças da pesquisa e do cuidado para desfazer um campo minado: o de uma nova doença que levou cerca de dois milhões de vidas no mundo, das quais mais de 200 mil no Brasil (dados da OMS até 19/01/2021). Os caminhos da ciência e do conhecimento mostram agora que se pode acreditar em saídas mais otimistas para uma guerra que ainda não terminou.

Tadeu Oliveira
Odontólogo e empresário

Assuntos Relacionados
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
28 de Março de 2024
Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+
Juliana Brito
27 de Março de 2024
Gabriela Colares é coordenadora de projetos do Instituto Nordeste Cidadania
Gabriela Colares
25 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
22 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
21 de Março de 2024
Rosette Nunes Correia Lopes
Rosette Nunes Correia Lopes
21 de Março de 2024