O caminho dos livros

Escrito por Paulo Eduardo Mendes ,

Livros! Devaneios! Mudança de rumos a cada página, na ânsia de conhecer novos horizontes. A suave alegria dos sonhos. Sonhar, viver, viajar! “Sem rir, sem parar, sem sair do lugar”, como na brincadeira de criança que se agiganta na vida adulta. O ser humano sente vontade de brincar também nos momentos das realizações profissionais. Na lembrança do cronista, a insigne figura do governador Gonzaga Mota e sua eterna vontade de produzir em prol da evolução da sua área de atuação política. Desperta o professor Gonzaga e seu amor pelos livros. O caminho dos livros, revelando a meta idealista de prover seu rincão com minibibliotecas. 

São 35 estações, desde o ano passado até hoje, nas cidades do interior e nos bairros desta urbe fortalezense a receber livros, como autênticos companheiros dessas viagens inesquecíveis. São pontos de apoio governamental de um professor ousado, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) para empreender novas conquistas setorizadas, no panorama dos sonhos vivos de quem realmente adora caminhar em busca da felicidade própria e dos que o cercam. 

Gonzaga Mota, a exercer a simplicidade de apresentar o livro como verdadeiro amigo com passaporte para os grandes cruzeiros e viagens hipotéticas pelo mundo das letras! Letras que nos conduzem a fixas na nossa retentiva as delícias do conhecer. Conhecer o universo sem sair de casa... Tudo dentro das nossas possibilidades! Louvar o Gonzaga Mota é pouco. 

Precisamos ajudá-lo nessa grande jornada de criação de mini bibliotecas, fazendo parte da disseminação dos livros aos que, normalmente, não têm acesso a eles. Vamos ampliar esse conceito maravilhoso de família literária. É o nosso DNA próprio dos que amam colaborar com as grandes iniciativas. São feitos, além das políticas tão assoberbadas nas administrações multifacetárias que aí estão.

Paulo Eduardo Mendes

Jornalista

Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
28 de Março de 2024
Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+
Juliana Brito
27 de Março de 2024
Gabriela Colares é coordenadora de projetos do Instituto Nordeste Cidadania
Gabriela Colares
25 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
22 de Março de 2024