Mitos sobre a gravidez

Escrito por Daniel Diógenes ,

Chás, remédios caseiros, suplementos sem rótulos e até posições sexuais. Tudo isso aparece na internet como sugestão para quem quer engravidar instantaneamente. Porém, não existem estas “fórmulas mágicas”. A melhor opção para uma gravidez natural continua sendo o cuidado com a saúde reprodutiva e com os hábitos alimentares.

Homens e mulheres que estão tentando ter um filho devem evitar alimentos industrializados, grande ingestão de gorduras saturadas, açúcar, cafeína e álcool. E, principalmente, não podem recorrer a substâncias que não sabem qual efeito terá na fertilidade.

Os chás, por exemplo, não influenciam em absolutamente nada, na maioria das vezes. Porém, o chá de hibisco é um vilão da fertilidade. Em algumas culturas, a planta é usada até mesmo como anticoncepcional. Então, a recomendação médica é não usar nenhuma substância só porque ouviu falar que é boa. Algumas vitaminas e suplementos, como o ácido fólico e alguns antioxidantes podem ser usados por mulheres que tentam engravidar, mas este uso deve ser acompanhado por um médico. Somente com a indicação dele esses produtos podem ser tomados. Tenho visto muitos casos de pessoas que querem tomar por conta própria e exageram.

Outro mito que precisa ser refutado é o de que algumas posições sexuais favorecem à fertilização dos óvulos. Nenhuma posição pode ajudar ou atrapalhar. Não existe isso de a mulher ter que ficar deitada ou levantar as pernas depois da relação sexual. Qualquer posição é viável para a fertilização natural, porque em poucos minutos o espermatozoide está dentro da região das trompas e do útero. 

Recorram sempre à ciência. Como ainda não há um consenso sobre a efetividade de grande parte de vitaminas e minerais na fertilidade, o ideal é que as futuras mães procurem um médico, antes de iniciar o uso. 

Daniel Diógenes 

Especialista em Medicina Reprodutiva

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024