Mais amor, por favor

Escrito por Daniela Generoso ,

Estamos sendo pautados constantemente sobre assuntos relacionados à saúde mental. Falar sobre isso é importante, mas não por razões como o crescente aumento de casos de depressão, ansiedade, suicídio e outras doenças psicológicas. A sociedade não está evoluindo. Recentemente, vimos notícias sobre tortura psicológica em programas de reality show. São tipos de punições emocionais com intenção de ferir emocionalmente a vítima.

No BBB21, participantes foram julgados e isolados por seus companheiros por atos falhos cometidos, mas nem sequer conseguiram ser ouvidos e perdoados. Na Itália, uma participante brasileira foi alvo de ataques por não ser da mesma nacionalidade que os demais, sofrendo comentários misóginos e xenofóbicos. 

O mesmo acontece no ambiente de trabalho quando uma pessoa recebe punições fora do “normal” de seus superiores, não consegue ser ouvida ou recebe críticas não-construtivas. O ciclo se torna vicioso. Esgotada, a pessoa chega em casa e diminui a esposa, a esposa diminui o filho e o filho faz o mesmo com o coleguinha na escola. A infeliz “Era do cancelamento” não permite a oportunidade de discordar ou errar, evoluir e melhorar.

As consequências para o cancelado podem ser desde depressão, ansiedade, baixa autoestima, transtorno de personalidade e até automutilação ou suicídio. Já as consequências negativas do “cancelador” só vão ser vistas e percebidas quando ele procurar ajuda tendo consciência do mal que fez.

A vida é feita de ciclos. Passamos tanto tempo sendo oprimidos. Podemos achar que revidar a opressão com mais opressão é a solução. Às vezes, chegamos a acreditar que esse ciclo de violência acontece apenas na televisão. Mas convivemos com isso no nosso dia a dia. Precisamos interromper esse ciclo. Lembre-se: não somos aquilo que o outro fez conosco, mas aquilo que escolhemos ser. Portanto, distribua mais o amor.

Daniela Generoso

Psicóloga

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024