Logística é a base de tudo

Escrito por Carlos Alberto Alves ,

Com a vacina que combate a Covid-19 em voga, os olhos do País e do mundo passam a focar na logística de distribuição das doses. Logística é a base de tudo. Em menos de 24h depois de aprovada no Brasil, a vacina foi distribuída nos estados. No Ceará, os repasses das doses aos municípios foram feitos por aviões, helicópteros e caminhões, em seis rotas aéreas, duas terrestres e marítimas. Analisar a melhor rota, o melhor tipo de transporte, a melhor forma de realizar os carregamentos em cada tipo de transporte e como armazenar a carga são peças fundamentais neste processo. Nada pode passar despercebido. Tudo tem que ser milimetricamente pensado e repensado. Essa é a alma da logística, integrando vários modais.

Todavia, a falta de excelência nos processos para a realização de uma logística ideal interfere toda uma cadeia. Exemplo disso são os atrasos na distribuição das vacinas em alguns estados do Brasil.

Momentos como esse causam angústia e comoção geral. Alguns fatores levam a isso. A falta de tempo para haver uma excelência no planejamento é um deles. Porém, é fundamental que as empresas e os profissionais que atuem na área estejam previamente preparados para agir com seriedade e rapidez com as demandas urgentes.

Operações logísticas acontecem diariamente, sete dias por semana. A todo instante existem operações de processos logísticos. Criar um planejamento eficiente, fazer cotação de preços e prazos de frete, controlar a entrega de produtos e otimizar o tempo são atividades necessárias a todo instante na nossa cidade, no Estado, no País e no mundo. Exemplo disso são as demandas dentro do Complexo do Pecém. A chegada de navios cargueiros trazendo conteúdos de outros países acontece rotineiramente e exige processos, proatividade e organização. A rotina é diária e necessária para atender as necessidades da sociedade.

 

Carlos Alberto Alves

Gerente comercial

 

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024