Ir ao dentista a cada seis meses

Escrito por Otelino Filho Braga ,

É muito comum ouvir do dentista a famosa frase: “volte daqui a seis meses”, mas por que existe essa frequência de tempo? Qual a verdadeira necessidade de voltar mesmo sem sentir nada ou sem estar “precisando”? Consigo responder essas perguntas com apenas uma palavra, mas obviamente vamos também explicar os motivos. A palavra é prevenção. Ou seja, a visita regular ao dentista traz o benefício de prevenir algum dano que ocasionalmente pode surgir em sua boca ou dentes. 

Na consulta de rotina, é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional. Ela consiste na remoção do cálculo dental (tártaro), manchas mais superficiais e também a limpeza completa de todos os dentes. Não é possível retirar o tártaro com produtos ou alguma receita caseira, ele só é removido através de instrumentais manipulados pelo dentista e, quando não cuidamos e deixamos eles lá, a tendência é que aumentem cada vez mais até descer em direção ao osso (que é o que sustenta o nosso dente na boca) e a partir disso requer um tratamento específico. As consequências são desde uma gengivite até o desenvolvimento de uma doença periodontal, posteriormente uma mobilidade e até a perda total do dente. 

É muito comum a extração de dentes totalmente saudáveis, sem nenhuma cárie, mas que estavam muito moles devido a um problema em sua sustentação pela decorrência da má higiene. 

Ainda durante a avaliação, o profissional pode também identificar possíveis falhas de higienização que possam ser reforçadas para minimizar o surgimento desse tártaro e de cáries que muitas vezes nem sabemos que existem, pois estão em estágio inicial. Então, estando ciente da importância da consulta de rotina, seja disciplinado e valorize sempre a prevenção para manter um sorriso bonito e saudável por toda a vida. 

Otelino Filho Braga

Dentista

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024