Inovação, eficiência e Sustentabilidade

Escrito por Redação ,

A gestão da coisa pública exige cada vez mais eficiência na prestação dos serviços ao cidadão. Logo, não há lugar nas instituições públicas para acomodações. Ao contrário, o processo de adaptação às novas tecnologias e a incorporação de novas práticas aos processos de trabalho são necessidades inafastáveis no cotidiano de todos os agentes públicos.

Gerar resultados cada vez melhores com recursos estagnados é o que se persegue no Judiciário cearense. Vivemos um gigantesco processo de transformação, que nenhuma relação guarda com a pandemia, mas que nos ajudou bastante a manter um nível de prestação de serviços adequado mesmo com todo o isolamento causado pela Covid-19.

Não fosse a constante busca pela modernização, certamente os serviços judiciários estariam praticamente parados desde meados de março de 2020, quando iniciamos o isolamento social no Ceará.

Ações como a digitalização de todo o acervo processual e a realização de audiências por videoconferência são exemplos que já ocorriam antes e demonstram agora o enorme acerto na adoção dessas práticas, outrora tão disruptivas, mas bem comuns no nosso cotidiano.

Acessar os autos processuais de qualquer lugar do mundo traz consequências até mesmo para o modelo de organização que tínhamos no passado, pois basta um equipamento com bom acesso à internet para praticarmos atos jurisdicionais em Quixadá, por exemplo, estando o juiz e os servidores em Fortaleza ou Juazeiro do Norte. E o advogado pode estar no seu escritório, em Tianguá, Sobral ou Crateús, apenas para ilustrar a situação hipotética mencionada onde todos saem ganhando. Caíram as barreiras físicas. Praticamente não há mais necessidade de deslocamento, gerando economia para o Estado e segurança para magistrados e servidores.

No campo da sustentabilidade, vale registrar a utilização de painéis solares nos fóruns de Russas e Itapajé, gerando a energia necessária para o funcionamento dos respectivos prédios.

Mas tudo isso só é possível com planejamento sério e adequado, envolvendo os públicos interno e externo na discussão. Agora mesmo, estamos construindo o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para os próximos 10 anos, com um olhar firme na inovação, que é uma grande aliada da eficiência. Inovar é muito mais que um verbo. É um estado permanente que deve permear as instituições e as pessoas.

Nesse contexto, o TJCE realizará um Seminário que dá o título a este artigo, com a participação de renomados palestrantes que dividirão conosco as experiências já vividas em outras partes do Brasil. Na ocasião, teremos a grata satisfação de lançar o Laboratório de Inovação do TJCE, que será um espaço onde todos poderão discutir os problemas, propor soluções, aprimorar e dar vida às ideias surgidas no debate, com a utilização das metodologias adequadas e de ferramentas típicas do processo de inovação.

E o resultado esperado do Seminário é que possamos potencializar nossa capacidade de atuação, de maneira a apresentarmos soluções cada vez mais rápidas e de qualidade para os desafios que nos são postos dia a dia. Sintam-se convidados a colaborar, participando desse momento no qual os mais diversos setores da sociedade cearense terão a oportunidade de contribuir concretamente para construirmos um Judiciário cada vez melhor. O Laboratório de Inovação do TJCE será de todos nós.

Caíram as barreiras físicas. Praticamente não há mais necessidade de deslocamento, gerando economia para o Estado.

Desembargador Washington Araújo

Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024