Ignorância: castigo ou bênção?

Escrito por Gregório José ,

Neste período em que nos recolhemos em nossos cantos e ficamos apreensivos, com medo de um vírus que cruzou oceanos e chegou sorrateiro em tudo quanto é canto, espalhado sabe-se lá como, amedrontando nosso caminhar, nossos empregos, nossas aulas e nossa vida cotidiana.

Não sabemos por qual motivo tínhamos que nos esconder em nossos recônditos, mas o fizemos.

Proibimos filhos e pais de saírem. Adotamos práticas que jamais teríamos motivo para fazer como fazer assepsia de nossas mãos com álcool em gel, uso de máscaras diariamente, limpar nossos sapatos e deixá-los fora da porta.

Será que era preciso vivermos meses assim? Longe dos nossos bares e restaurantes. Fugindo das praias e natureza?

Abandonar viagens e sonhos feitos meses antes?

Precisamos deixar nossas faculdades, perdendo meses de estudo?

E quantos casais tiveram seus matrimônios adiados, festas canceladas, encontros, viagens?

Nós, mesmos com cursos superiores, mestrados, doutorados pouco sabemos deste vírus, desta doença. Mas, e as outras? Deixaram de existir? Suas formas de contaminação desapareceram ou, no mundo "hoje" só existe a Covid-19?

Vamos pensar: A ignorância é uma bênção porque se você não acredita na dor, não existe dor. As pessoas deveriam temer o desconhecido, mas a ignorância é uma bênção quando o conhecimento pode ser assustador. Será que colocar um valor em tudo será relativo? Se assim o for, logo a ignorância é uma bênção.

Mas, precisamos romper com a ignorância que nos é comum para evitarmos espalhar "fake news" e vivenciar a verdade. Antes de dispararmos o que nos chega pelas redes sociais, façamos uma avaliação e busquemos a verdade.

Saiamos da ignorância para um mundo melhor!

Gregório José
Jornalista

Assuntos Relacionados