Enfrentando o luto

Escrito por Sandra Morais ,

A perda de um ente querido já é dolorosa por si, e diante da pandemia, ao passarmos pelas etapas sem velório e funeral, se torna mais dolorida. Isso acontece porque ficamos sem o abraço dos amigos e familiares e sem a chance do último adeus. Luto é um processo, em que forma reações e emoções, resultado de uma perda marcante. O luto é particular e individual, cada qual tem uma forma de sentir e passar por ele. 

Podemos lidar tentando acolher os sentimentos, não se culpando por senti-los ou por estar triste. Expresse o que sente com pessoas próximas. Tente buscar prazer nas pequenas coisas e procure focar no presente, no que você tem agora e não no que perdeu. Organize uma rotina diária que inclua atividades produtivas e prazerosas, de autocuidado e relaxamento. 

Entenda que cada pessoa tem uma reação e um jeito de lidar com as situações. Ou seja, cada um irá passar pela aceitação do luto de formas diferentes, não há fórmulas. Mas se você não conseguir superar rápido não se culpe ou julgue. 

Outra questão é o tipo de luto. Não se pode diferenciar apenas pelo tempo de duração. Há etapas, como o contato com o ocorrido, a raiva, a compreensão, a aceitação e a superação. Superar o luto e vencer a tristeza não significam que a pessoa irá precisar esquecer o ente querido. O detalhe está em superar a dor da ausência e aceitar a perda. 

Porém, há quem não consiga entrar na fase de aceitação e passa a ter um sofrimento duradouro sem chegar à fase da superação. Nesse caso, o enlutado deve procurar ajuda psicológica, pois a depressão acaba fazendo parte do luto.
É importante ressaltar que a terapia não irá eliminar a dor, mas irá promover uma memória saudável em vez de um peso na mente. E quanto mais leve a mente ficar, mais fácil será para retomar a rotina e fazer a vida seguir em frente. 

Sandra Morais

Psicóloga e neuropsicóloga

Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+
Juliana Brito
27 de Março de 2024
Gabriela Colares é coordenadora de projetos do Instituto Nordeste Cidadania
Gabriela Colares
25 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
22 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
21 de Março de 2024
Rosette Nunes Correia Lopes
Rosette Nunes Correia Lopes
21 de Março de 2024