Educação em direitos

Escrito por Patricia de Sá Leitão ,

A Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará tem, entre suas atribuições, a missão de promover capacitação para defensores e defensoras públicas, colaboradores, estagiários e educação em direitos para a população. Diante da pandemia e do isolamento social, ficamos impedidos de promover essas atividades de forma presencial, surgindo a necessidade de encontrar novas formas de exercer esse papel, levando informação de qualidade e suscitando debates que promovam a evolução da sociedade.

Nessa perspectiva, a Escola, em parceria com a Adpec, passou a realizar lives com a participação dos defensores públicos e de convidados de destaque nos mais variados assuntos, através da rede Instagram, possibilitando grande alcance na pulverização de debates e abordagens jurídicas e sociais aos expectadores. Temas de interesse geral, como o racismo e a liberdade de expressão, foram tratados ao lado de debates sobre direito de família, direito de liberdade, consumidor, e informações sobre saúde pública e auxílio emergencial do Governo Federal. Alcançando uma diversidade de público e promovendo interação entre os defensores e a sociedade, as lives têm despertado o debate qualificado e o interesse sobre temas que dizem respeito ao pleno exercício da cidadania.

Mais de 40 mil pessoas assistiram aos encontros, que permanecem com periodicidade de duas a três vezes por semana, duração de uma hora, sendo possível a interação do público por meio de perguntas nos comentários. As lives podem, ainda, ser visualizadas no instagram @defensoriaceara ou @adpec, acessível a qualquer tempo. O alcance da plataforma garantiu o êxito da iniciativa, que deverá se prolongar além do momento pandêmico, se consolidando como mais uma forma de promoção de acesso à justiça. As redes sociais agora se mostram, também, como meio de educação para a cidadania e direitos humanos.

Patricia de Sá Leitão
Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024