Desenvolvimento integral

Escrito por Fernanda Zanelli ,

Não existe caminho para educação fora da realidade como ela é, inacabada. O aprendizado é um caminho longo e pode ser expresso pela fórmula de Bhaskara ou por um dia no museu. Até a areia quente nos pés descalços nos ensina, porque na concepção de uma educação integradora o corpo e as várias dimensões que perpassam a vida são importantes, sejam elas emocionais, culturais, intelectuais ou físicas.

Em tempos de corpos distanciados, é necessário reinventar maneiras de viver. Mas, como nos diz Paulo Freire, a educação para a vida sempre assim se fez, se refazendo, transbordando espaços, tempos e conteúdos para além dos muros da escola.

A unidade escolar, embora seja uma instituição chave para a educação, não é o único lugar onde habilidades e conhecimentos podem ser conquistados. Neste cenário, merece destaque o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que sustentam oportunidades para crianças e adolescentes refletirem sobre o percurso de suas vivências, experimentarem novas linguagens e expressarem suas ideias.

Assim como a educação transcende os espaços, o tempo da aprendizagem não termina quando bate o sinal da escola. Em momentos de confinamento fica mais evidente que diversidade também se manifesta nos ritmos, na forma como cada um tem seu momento de chegar à última linha e passar para a página seguinte.

Neste momento histórico de crise, é de extrema importância o fortalecimento das instituições, das redes e movimentos de base, conectados às pessoas e à realidade, e que, a partir daí, evidenciam as consequências das desigualdades e da violação de direitos, mas também enxergam o poder de cada agente social na tarefa de transpor este cenário.

Por mais contraditório que pareça, o (des)envolvimento depende das relações, do comum que nos atravessa como seres sociais e coletivos para gerar autonomia. Autonomia de ser quem somos e ler o mundo com a mesma peculiaridade que marca a experiência de cada ser neste planeta.

Fernanda Zanelli

Especialista da área de comunicação do Itaú Social

Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
18 de Março de 2024
Claudia Santos é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE
Claudia Santos
15 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
15 de Março de 2024
Paulo Abner Aurelio Mesquita é líder de Plataforma 3D do Instituto Atlântico
Paulo Abner Aurelio Mesquita
14 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
14 de Março de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
13 de Março de 2024
Izabel Campelo é docente do Curso de Nutrição do UniFanor Wyden
Izabel Campelo
11 de Março de 2024