Breve histórico sobre o PISF

Escrito por Victor Frota Pinto ,

Enfim, águas do rio São Francisco no reservatório de Jati-CE ! Obra de suma importância para a segurança hídrica vislumbrada no Império. O primeiro projeto da era moderna surgiu no governo do Presidente João Figueiredo, Ministro do Interior Mario Andreazza com vazão de 300m3/seg. Para uso em irrigação, composto somente do Eixo Norte. Inviabilizado pelo custo.

No governo do Presidente Itamar Franco, Ministro Aloisio Alves, foi feito projeto básico para vazão de 150m3/seg, destinado à irrigação, somente o Eixo Norte, semelhantemente ao da época de Andreazza para Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Não foi viabilizado.

No governo do Presidente Fernando Henrique, com Fernando Bezerra no Ministério da Integração e o também potiguar Romulo Macedo na Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica, novo projeto foi elaborado com vazão de 100m3/seg., com a novidade da incorporação do Eixo Leste para Campina Grande (PB). Não foi viabilizado.

Por fim, outra tentativa, já no governo do Presidente Lula, Ministro da Integração Nacional Ciro Gomes foi realizado novo estudo, mais abrangente, incluindo os Eixos Norte (CE, PB, PE, RN); Eixo Leste (PB,PE); Eixo Sul (BA); Canal de Xingó (SE); Canal do Sertão (AL); Eixo Oeste ( PI); Adutora do Pajeú (PE); Barragens Jequitaí e Velhas (MG). Junto ao projeto também a revitalização do São Francisco.

Muitos debates, embates e entendimentos aconteceram com os estados de MG, BA, AL, SE, PE foco para o abastecimento humano ficando Fortaleza na ponta do Eixo Norte e Campina Grande na ponta do Eixo Leste. Projeto totalmente viabilizado.

A partir daí as tratativas legais para as licitações e início das obras. Após tempo bastante estendido por vários acontecimentos indesejados foi inaugurado o Eixo Leste em 2017 pelo presidente Michel Temer. E agora foi inaugurado o Eixo Norte pelo Presidente Jair Bolsonaro. Momento histórico.

Victor Frota Pinto

Engenheiro- ex Presidente do Crea e da ACE

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024