Atitude Vesga

Escrito por Luiz Itamar Pessoa ,

A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal - STF com o viso de impedir o Presidente da República de decretar o fim de medidas de isolamento social nos Estados. A OAB, a começar por sua direção a nível federal, lamentavelmente está centrando suas atitudes em outras esferas, direcionando-as para objetivos diversos que não aqueles ligados aos interesses da classe.

Nós advogados que zelamos a nossa valorosa e acreditada instituição não podemos aceitar que pseudos dirigentes fiquem à sua frente para projetar na sociedade suas ideologias político-partidárias que, como deixam antever as evidências, está sendo a meta do atual presidente, Felipe Santa Cruz, no mais das vezes. Assim, usando seu cargo de modo oblíquo, em vez de cuidar dos interesses e prerrogativas dos advogados, se distancia desses desígnios, cunhando medidas em nada respeitante aos integrantes da corporação que têm pela frente uma enormidade de problemas a enfrentar.

De outra parte esquece que temos uma justiça inoperante, lenta, corporativista, deficitária de servidores para alçar os processos, inclusive não adotando qualquer providência para atenuar as dificuldades financeiras que neste momento vem passando a classe com a paralisação das atividades forenses em virtude de Resolução do Conselho Nacional de Justiça.

Contra isso o Sr. Presidente da OAB não intentou nenhum tipo de ação para amenizar os prejuízos que vêm sofrendo advogados e advogadas; tampouco olha para os entraves que diuturnamente eles enfrentam, sendo tratados com desrespeito de suas prerrogativas nas antessalas dos gabinetes de autoridades judiciárias, nos recintos de audiências, nos balcões das secretarias forenses, nas delegacias de polícia, nos interiores das mais diversas repartições públicas. Em epílogo: "OAB instituição é diferente de OAB direção".

Luiz Itamar Pessoa

Advogado

Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024