Asseio e conservação contra Covid

Escrito por Fabiano Barreira ,

Talvez nunca se tenha falado tanto na importância da higienização quanto nos últimos quatro meses. A fundamental necessidade de combater a propagação do novo coronavírus tem levado os veículos de comunicação e as autoridades sanitárias a abordarem essa temática diuturnamente.

Mesmo nas conversas privadas, as pessoas têm trocado ideias sobre como limpar objetos e ambientes internos e externos. Essa valorização acelerada dos procedimentos de limpeza contrasta com décadas de certa invisibilidade que pairava sobre o segmento econômico que lida diretamente com a sanitização. Só no Ceará, o segmento de asseio e conservação gera mais de 70 mil empregos.

São profissionais, contudo, raramente lembrados entre aqueles que estão na linha de frente de combate à Covid-19. A despeito disso, diariamente, esses trabalhadores qualificados saem de suas casas para ajudar a manter hospitais, farmácias, supermercados e órgãos públicos, entre outros espaços, limpos e reduzir o risco de contaminação. Eles exercem atividades fundamentais para que a maioria de nós pudesse permanecer em casa, nos momentos mais agudos da pandemia.

Além do indispensável trabalho cotidiano, o segmento tem adotado programas de combate ao novo coronavírus. O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), por exemplo, desenvolve o projeto "Sanitização Ambiental - Conservando Vidas", que tem desinfetado gratuitamente instituições filantrópicas, muitas vezes carentes de recursos para contratar esse tipo de serviço.

Assim, entre as tantas lições que a pandemia trouxe à nossa sociedade, cremos que uma das mais significativas será a de valorizar cada vez mais as empresas e os profissionais do segmento de asseio e conservação, retirando estigmas sem fundamentação na realidade quanto aos serviços terceirizados e que agora se mostram essenciais.

Fabiano Barreira
Presidente do Seacec

Assuntos Relacionados
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
28 de Março de 2024
Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+
Juliana Brito
27 de Março de 2024
Gabriela Colares é coordenadora de projetos do Instituto Nordeste Cidadania
Gabriela Colares
25 de Março de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
22 de Março de 2024