A urgência da retomada verde

Escrito por Eric Gomes ,

A pandemia realçou as linhas de vulnerabilidade, desde o desemprego em massa até as diferenças socioeconômicas. Cadeias de fornecimento e a estabilidade econômica de vários setores, como o de combustíveis fósseis, foram muito afetadas. Ficou clara a urgência de termos sociedades mais resilientes, até como resposta efetiva à crise climática, que ainda é a maior ameaça deste século.

As renováveis mostram o caminho para o desenvolvimento socioeconômico, com criação e manutenção de empregos. Segundo estudo da Universidade de Chicago, 42% das demissões durante a pandemia irão resultar em perdas de empregos permanentes. Já a Agência Internacional de Energia estima que as renováveis podem gerar nove milhões de empregos por ano.

Conforme a Agência Internacional de Energia Renovável, só a eólica emprega hoje 1,2 milhão de pessoas, 19 mil delas no Brasil. E há potencial para mais. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, renováveis atingiram 46,1% da matriz energética em 2019, 0,6% a mais em relação a 2018. A estimativa do governo é que elas representem 48% da matriz até 2029. A energia eólica passaria de mais de 9% para 16% (de 15.6 GW a 40 GW de capacidade instalada).

A Vestas, que atingiu 5.5 GW instalados ou em construção no Brasil, trabalha para seguir contribuindo para essa meta. É impossível haver recuperação econômica sem políticas de desenvolvimento sustentável.

No Brasil, tais medidas devem ser amparadas por uma sólida e ampla regulamentação que dê espaço para inovações. A descarbonização da economia por meio da eletrificação de diversos setores e a competitividade de custos são outros desafios a serem superados. A retomada e consequente crescimento econômico, criação de empregos e uma resposta para a crise climática são questões urgentes. Matrizes energéticas com base em renováveis trazem as respostas para todas elas.

Eric Gomes
Diretor de Vendas

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024