A evolução dos jogos de celular

Escrito por Rodrigo Russano Dias ,

Os celulares evoluíram. Ganharam novas funções e recursos, passando a ser algo essencial na vida das pessoas, para o trabalho ou o lazer. É possível editar textos, fazer planilhas, gravações, conversar por voz, mensagens de texto ou vídeo e até jogar. A Pesquisa Games Brasil 2020 aponta que 86,7% das pessoas que consomem jogos eletrônicos costumam jogar em seus smartphones.

E os jogos mobile vão além do entretenimento. As plataformas de streaming de games complementam a experiência e potencializam os jogos eletrônicos. Essa modalidade de games também é muito importante para desmistificar os jogos, uma vez que trilharam um longo caminho até os tempos atuais.

No final dos anos 1990 os celulares começaram a ganhar novos aplicativos, como bloco de notas, calculadora e, consequentemente, os jogos. Os primeiros registros são dos games totalmente em texto, onde o usuário interagia por meio de SMS.

A evolução dos jogos para celular começou com o Snake, famoso "jogo da cobrinha". Mas a grande mudança começou com o lançamento dos feature phones, modelos de aparelhos com teclados alfanuméricos Qwerty. As primeiras versões de games eram programados em 2D e Java. Com a chegada dos smartphones, as publishers passaram a oferecer games em realidade aumentada e gráficos extremamente realistas.

O lançamento dos sistemas operacionais Android e iOS, permitiu o acesso a uma infinidade de aplicativos e jogos, estabelecendo a plataforma mobile como um dos grandes pilares da indústria de games. Segundo os dados da pesquisa NewZoo de 2019, os jogos mobile foram responsáveis por 60% do faturamento do setor em 2019.

E, além de jogar, o público gosta de dividir a experiência com outros jogadores, por isso o sucesso dos apps de streaming como a Nimo TV, que conta com mais de 30 milhões de downloads, sendo que 65% dos acessos é feito por mobile.


Rodrigo Russano Dias
Gerente de Marcas e PR da Nimo TV

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024