A Caixa de Pandora do governo Bolsonaro

Escrito por Jonathan Cabral , jonathancabralautor@gmail.com

Legenda: Jonathan Cabral é estudante
Foto: Arquivo pessoal

Na manhã da segunda-feira (7) o presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração onde ele afirma a apoiadores que um relatório do tribunal aponta número inflado de mortes pela Covid-19 no Brasil no ano passado, que daria a entender que houve menos mortes pelo vírus do que divulgado oficialmente pelo governo. 

Horas depois, o TCU se manifesta negando quaisquer informações que indiquem que houve supernotificação nos números. O comunicado foi feito no Twitter. O tribunal também declarou que o documento mencionado pelo presidente não é de autoria do TCU. 

No final de tudo, ele admitiu que errou, porém, insistiu na ideia de que o número de mortes pela Covid foi inflado. 

Infelizmente, como parte do método de mentiras à la Bolsonaro, a informação falsa já circulou, chegando ao reino das fake news e já cumprindo o seu objetivo: fazer a população duvidar e até minimizar dos dados de vidas perdidas pela Covid, para mostrar que o cenário que estamos vivendo é um alarme e que está tudo bem. 

Em outro dia, a Secom, rebateu uma reportagem feita pelo semanário britânico The Economist que se tratava do Brasil, publicada no dia 3 de junho. O título dela era “Time to go”, que traduzido significa “Hora de ir”. 

No dia 6 de junho, ela escreveu em seu Twitter algo realmente vergonhoso. Em uma parte, a reportagem trouxe essa expressão: “Vote him out”, se tratando do Bolsonaro, a frase é traduzida para tirar ele pelo voto, porém, a Secom utilizou uma transcrição errada e disse que a expressão significava eliminar Bolsonaro, no contexto de assassiná-lo. A tradução foi tirada do Google Tradutor, que inclusive mudou o significado para “votar nele”. 

Mais uma vez em que o Brasil age como uma criança birrenta, quando não age como o bobo da corte nos debates internacionais. Uma verdadeira vergonha internacional. 

Quantas coisas ruins que a caixa trouxe né? Meu veredicto é que o Bolsonaro está tentando movimentar a sua base, que vem caindo muito, com táticas moldadas no método bolsonarista. Porém, diferente do mito grego original, a caixa não trouxe esperança. Invés disso, ela trouxe desesperança, com mais uma semana de falácias descobertas. 

Jonathan Cabral
Estudante de ensino médio

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024