Vendas de Dia das Mães crescem 2%; primeiro desempenho positivo em três anos

Em 2016, houve queda de 8,4%, a maior desde que o indicador foi criado, em 2003

Escrito por Redação Diário do Nordeste,

Negócios

As vendas de Dia das Mães cresceram 2% neste ano ante 2016. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães 2017, que levantou o período entre os dias 8 e 15 de maio e comparou ao período equivalente do ano passado (2 a 8 de maio), quando houve queda nas vendas de 8,4%, a maior desde que o indicador foi criado, em 2003. O percentual positivo na atividade do comércio nesta data comemorativa em 2017 é o primeiro registrado desde 2014.

Já no final de semana do Dia das Mães (12 a 14 de maior), o aumento nas vendas no País foi de 1% na comparação com o final de semana comemorativo da data de 2016 (6 a 8 de maio).

O indicador também apurou que na cidade de São Paulo as vendas realizadas na semana do Dia das Mães cresceram 3,3% frente à semana similar de 2016. No final de semana da data comemorativa desse ano o comércio da capital paulista registrou aumento de 0,6%.

Contas inativas

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução consistente da inflação, a queda dos juros e o ingresso dos recursos do FGTS na economia foram os principais fatores que conseguiram gerar um resultado positivo para a venda do Dia das Mães, após dois anos seguidos de retração.