Varejo cearense deve acumular maior perda em vendas para Dia das Mães no País

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio mostra que o Estado deve registrar uma redução de 74,2% das vendas na data, a segunda principal para o setor no ano

Escrito por Redação ,
Legenda: O lockdown afetou principalmente o comércio e serviços, cujo peso no PIB Ceará é o maior, além de diversos segmentos da indústria.
Foto: Fabiane de Paula

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus vai acarretara queda histórica do volume de vendas no varejo neste Dia das Mães, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em termos relativos, o Ceará deve registrar as maiores perdas, com redução de 74,2% do volume de vendas, seguido de Pernambuco (-73,5%) e Bahia (-66,2%).

Em comparação com o ano passado, estima-se um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data, considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro. De acordo com José Roberto Tadros, presidente da CNC, a projeção de queda para o Dia das Mães ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa (-31,6%).

“O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de Covid-19”, explica.

O segmento de vestuário e calçados apresenta a maior expectativa de retração (-74,6%), seguido pela venda de móveis e eletrodomésticos (-66,8%) e pelos artigos de informática e comunicação (-62,5%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados