UTE Pecém II está ligada ao sistema

Escrito por Redação ,
A MPX Energia anunciou ontem que a Usina Termelétrica Pecém II (UTE Pecém II), que tem capacidade instalada de 360 MW, realizou, no último domingo, a primeira sincronização com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a sincronização, explica a companhia, a unidade passa a fornecer energia ao SIN em caráter de teste. Essa é a última etapa para que o empreendimento consiga aprovação da Declaração de Operação Comercial (DOC) por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

De acordo com a MPX, a UTE e a Energia Pecém serão responsáveis pela geração de 6.500 empregos diretos e indiretos Foto: divulgação

Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, a UTE Pecém II é movida a carvão mineral pulverizado e é de propriedade exclusiva da MPX, não contando com ações de outras empresas.

A unidade é também o segundo empreendimento da MPX no CIPP. Além dela, a companhia possui, na área, a Energia Pecém, que por sua vez, resulta de uma parceria da MPX com a EDP. A Energia Pecém já está em operação comercial, com capacidade instalada de 720 MW.

De acordo com a MPX, as duas usinas, juntas, serão responsáveis pela geração de 6.500 empregos diretos e indiretos. O investimento total no empreendimento foi de R$ 1,5 bilhão.

Usina solar

A respeito da usina solar localizada em Tauá, a MPX informou que já possui licença ambiental para ampliar a capacidade para até 50 megawatts (MW), mas ainda não há data definida para a expansão. O equipamento tem hoje capacidade de 1 MW - o suficiente, segundo A MPX, para atender 1.500 residências. A unidade entrou em operação em agosto de 2011 e possui 4.680 painéis fotovoltaicos.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.